Aproxima-se o maior fim de semana do ano na Ria de Aveiro

6023
Museu COMUR, Murtosa.

Com mais de 40 eventos, o Ria de Aveiro Wekeend (RAW) de 2019 começa esta sexta-feira, à tardinha, na antiga ‘fábrica das enguias’ da Murtosa (COMUR).

‘Ao sabor da Ria’ inclui uma visita guiada pelo espaço museulógico instalado pelo município local , degustação com as obrigatórias e tradicionais conservas locais, seguido de passeio de barco moliceiro enquanto se apronta o jantar, que terá como prato de honra a típica caldeira de enguias.

Ainda na Murtosa, a praia da Torreira assistirá à estreia do projeto assinado pela companhia inglesa Walk the Plank, que resulta de um trabalho desenvolvido ao longo dos últimos meses em conjunto com participantes dos 11 municípios da CIRA, a repetir na cidade de Aveiro no sábado ao final da tarde (mais informações aqui).

Com estes ingredientes, o fim de semana com maior concentração de animação cultural e gastronómica, mas não só, em todo ano, na região ribeirinha, não podia arrancar melhor.

“Do ponto de vista histórico, é uma iniciativa altamente valorizável. Acaba por dar uma perceção às pessoas de como os serviços hoje em  turísticos, mas que na altura serviam para o que eram atividades económicas locais e de valorização do território, conseguem-se interligar e teve essa importância no contexto histórico”, comentou João Quintaneiro, da TurismoinAveiro, uma plataforma online de experiências turísticas.

Partindo de iniciativa intermunicipal, o RAW pode incentivar, na opinião do especialista em programas turísticos, os privados a seguirem o mesmo caminho, com uma oferta mais diferenciada de serviços. “Normalmente estamos habituados a eventos mais superficiais, não que interliguem a oferta. A esse nível temos de enaltecer o trabalho da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), num programa disponível para todos, gratuitamente, um convite apenas com inscrição prévia. As vagas são limitadas e tem sempre procura interessante É importante o visitante em Aveiro ter esta oferta. É uma inspiração até para os operadores privados e Câmaras Municipais trabalharem em conjunto durante o ano para proporcionarem este tipo de oferta”, explicou.

A gastronomia tem outros eventos emblemáticos. Também na sexta-feira, começa mais uma edição do ‘Vagos Sensation Gourmet’, centrado na praia da Vagueira. No sábado à tarde, o mercado do peixe da Costa Nova está reservado para degustação de ostras.

À mesma hora daquele dia estará a disputar-se a tradicional regata de moliceiros entre a Torreira e Aveiro, que pode ser acompanhada de muito perto a bordo da lancha museu ‘Praia da Costa Nova’, de Gustavo Barros. A partida é às 11:00, do cais do Rossio, na cidade de Aveiro.

“A regata é um marco importantíssimo e somos dos poucos a dar oportunidade de seguir os barcos à vela numa experiência única. Todos os anos é diferente, pelas condições de navegabilidade, o vento, as marés e correntes. Faremos o almoço a bordo, com leitão e bacalhau com natas. Não podemos garantir o desembarque, devido às condições de atracação na Torreira. Depois, então, as pessoas ir ao ar livre ou no conforto da embarcação a acompanhar os moliceiros”, deu conta o timoneiro da última lancha da carreira de São Jacinto a navegar.

O extenso programa do fim semana nos 10 municípios ribeirinhos está acessível em riadeaveiro.pt.

Discurso direto

“Esta agregação da oferta, através da própria iniciativa privada, tem sido fundamental. Gerou-se de forma saudável um aproveitamento destes programas com origem pública a que os operadores dão sequência. Temos mantido a postura de divulgar o máximo a região, sem limitar a Aveiro, conseguir cativar com programas estruturados que partam de Aveiro e levarmos a outros pontos, pensar na região” João Quintaneiro (abaixo link para declarações em áudio completas).

“Fazemos por estar presentes nos momentos especiais e únicos dos moliceiros. Não deixar morrer a tradição. Os moliceiros têm de ter vela, se não for esta meia dúzia de pessoas a ensinar não há forma de aprender” – Gustavo Barros (abaixo link para declarações em áudio completas).

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780