
A Câmara de Vale de Cambra anunciou a “formalização da escritura de compra da antiga fábrica Martins & Rebello” com a empresa proprietária (Indulac), um edifício histórico da cidade que se pretende reconverter para albergar o ‘Museu dos Laticínios de Portugal’.
Artigo relacionado
Vale de Cambra compra fábrica antiga por 2,3 ME para criar Museu Nacional dos Laticínios
“Este passo traduz a vontade clara de reconhecer e valorizar um legado que marcou profundamente a vida económica, social e cultural do concelho — um património que é parte essencial da nossa identidade coletiva e motivo de orgulho para várias gerações de valecambrenses”, refere uma nota de imprensa.
Ao tomar posse do edifício, a edilidade poderá avançar com a primeira fase do projeto de reabilitação, que prevê a instalação do Centro de Tecnologia, Inovação e Documentação Museológica, “assumindo-se como projeto ‘âncora’ capaz de agregar investimentos complementares, promover a especialização tecnológica e contribuir para a fixação de população.”:
A iniciativa municipal integra o Plano Financeiro do Plano de Ação dos ITI AMP 2030 e aguarda pela aprovação da candidatura submetida ao NORTE 20/30.
- Instalada em Vale de Cambra desde 1906, a Martins & Rebello constituiu “um marco decisivo na história industrial portuguesa, afirmando-se como uma referência nacional no setor dos lacticínios e um símbolo da capacidade empreendedora”;
- A aquisição “representa o compromisso de devolver à comunidade um património único, agora transformado num lugar de memória, conhecimento e futuro” com o fim de “preservar a história de um setor que moldou Vale de Cambra, promover a educação patrimonial, dinamizar a vida cultural e reforçar o posicionamento do concelho no panorama regional e nacional”.
Discurso direto
“A compra da antiga fábrica Martins & Rebello é um ato de respeito pela nossa história e, ao mesmo tempo, um gesto de confiança no futuro. Vale de Cambra sempre foi terra de trabalho, inovação e espírito comunitário. A Martins & Rebello marcou profundamente o nosso concelho e hoje damos um passo decisivo para garantir que essa memória permanece viva e acessível às próximas gerações. Com o futuro Museu dos Laticínios de Portugal, queremos criar um espaço que inspira, educa e celebra aquilo que somos enquanto comunidade. Este é um património de todos, ao serviço de todos” – André Silva, presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).






