MAV – Museu de Albergaria-a-Velha: Projeto começa a ganhar forma

313
Apresentação de estudos preparatórios da criação do Museu Municipal de Albergaria-A-Velha.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Biblioteca Municipal de Albergaria-A-Velha acolheu, este sábado, uma sessão de apresentação do “programa museológico do MAV – Museu de Albergaria-a-Velha”.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Segundo uma nota partilhada pelo município nas redes sociais, trata-se do projeto de “um equipamento municipal que se pretende pluridisciplinar, inovador e inclusivo”.

O MAV – Museu de Albergaria-a-Velha tem como “objetivo estratégico” assumir “relevância no panorama museológico português e, quiçá, internacional”.

O programa apresentado este sábado tem como base quatro estudos efetuados pelos investigadores e académicos Jorge Custódio, Maria da Luz Sampaio, Deolinda Folgado e Susana Pacheco.

Com o programa museológico definido, o município informa que “aguarda a abertura de candidaturas a projetos de financiamento na área da Cultura para começar a conceber o espaço físico” do MAV.

Um museu para manter a memória

» O MAV pretende ser um museu para manter a memória, as tradições e a cultura do território, para que sejam transmitidas às novas gerações. Deverá ser um espaço agregador e de partilha de conhecimentos das associações, onde todas as freguesias estão presentes e se integram as tradições religiosas, o património arqueológico, molinológico e industrial, o património natural, o Caminho de Santiago e os próprios sítios turísticos;

» Na análise das coleções temáticas e recursos existentes, Albergaria-a-Velha possui, em coleções públicas, privadas e associativas, diversos objetos, instrumentos, fundos documentais e fotográficos com os quais é possível criar uma narrativa em que a comunidade se veja representada. As palavras-chave a ter em conta são “Cultura”, “Património”, Memória” e “Turismo”, integrando-as nos modelos atuais de museologia contemporânea, onde dominam a comunicação, a narrativa, os cenários, o espetáculo e a exposição como tradução de um museu centrado nos públicos.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.