Carpintaria Nacional / Barco Moliceiro: Entrega de candidatura à UNESCO “deve encher de orgulho Região de Aveiro”

521
Regata de Moliceiros, Murtosa.
Natalim3

A “oficialização da candidatura” do ‘Barco Moliceiro: Arte Carpintaria Naval da Região de Aveiro’ “deve encher de orgulho a todos na Região de Aveiro”, referiu o presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), entidade promotora.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Citado numa nota de imprensa, Joaquim Batista, autarca da Murtosa, garantiu que a CIRA estará “como sempre, 100% empenhada na preservação deste património que está profundamente enraizado na tradição local e nos corações das nossas gentes”.

“Após um rigoroso processo de avaliação pela Comissão Nacional da UNESCO” a candidatura envolvendo a carpintaria naval e o barco Moliceiro “foi formalmente entregue à UNESCO para reconhecimento internacional.”

Ao longo do próximo ano, a proposta preparada com a assessoria do IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, será novamente avaliada por peritos internacionais da UNESCO, devendo a decisão ser conhecida no final de 2025.

Um caminho iniciado em 2021 que permitiu já a inscrição no Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial em dezembro de 2022.

Portugal conta atualmente com nove bens inscritos das Listas de Património Cultural Imaterial da Humanidade: Fado, Dieta Mediterrânea, Cante Alentejano, Falcoaria, Figurado de Estremoz, Carnaval de Podence, Festas do Povo de Campo Maior, Manufatura de Chocalhos e Manufatura de Olaria Preta de Bisalhães.

Artigo relacionado

Salvaguarda do barco Moliceiro e da carpintaria naval: Candidatura submetida à UNESCO

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.