Zoo de Lourosa dá a conhecer ‘Abrigos da Vida Selvagem’

1140
Imagem cedida pelo Zoo de Lourosa.

O Zoo de Lourosa inaugura a 24 de abril uma exposição que pretende sensibilizar a população em geral para proteger a biodiversidade próxima de casa.

Esta é a ação de lançamento no âmbito da participação na campanha de conservação da Associação Europeia de Zoos e Aquários “EAZA 21+”, que assume uma missão inovadora em que “Zoos e aquários progressistas salvam espécies contigo”.

Os grandes objetivos desta campanha passam por ajudar as pessoas a compreender e apreciar a biodiversidade, por amplificar a conservação das espécies, quer em cativeiro, quer no seu habitat natural, e ainda por assegurar que o tráfico da vida selvagem é legal, sustentável e ético.

Além do trabalho já desenvolvido pelo Zoo de Lourosa na reprodução de espécies em cativeiro, muitas delas em perigo de extinção, pretende-se com a participação na campanha EAZA21+ envolver todos os visitantes e parceiros em ações que contribuam para a preservação da vida selvagem a nível global, mas dando ênfase a ações que possam ser tomadas no nosso dia-a-dia e tenham impacto próximo das nossas casas.

Nesse sentido, surge a exposição ‘Abrigos da Vida Selvagem’ que será inaugurada no dia 24 de abril e passará a integrar o circuito de visitação do parque como exposição permanente. Aqui será possível observar 9 diferentes caixas-ninho e abrigos adequados a várias espécies da fauna autóctone, os quais pretendem servir de inspiração para que aqueles que visitam o zoo construam os seus próprios ninhos e abrigos.

Nos dias 24 e 25 de abril, será possível fazer uma visita guiada à exposição, onde aos visitantes poderão aprender sobre a importância destes ninhos e abrigos para a proteção da Vida Selvagem e como utilizá-los no seu próprio quintal ou próximo de sua casa.

Os mais pequenos terão ainda oportunidade de elaborar um dispensador de materiais para as aves construírem os seus ninhos, utilizando elementos naturais e reutilizando fios e tecidos e desta forma dar o seu pequeno grande contributo para ajudar o nosso Planeta.

No site do Zoo de Lourosa (www.zoolourosa.com/ninhos) será ainda possível assinalar num mapa digital a localização de cada abrigo instalado, para que se possa avaliar o contributo na preservação da Vida Selvagem.

Visita às ‘Guardiãs das Aves’ nos dias 24 e 25

O Zoo de Lourosa detém um valioso património botânico e paisagístico de inegável beleza, que a partir de agora pode ser descoberto num conjunto de visitas guiadas com explicações de carácter científico e técnico, para além das muitas curiosidades associadas às muitas das suas espécies arbóreas e arbustivas. Nestas visitas às ‘Guardiãs das Aves’, os participantes são convidados a viajar pelos vários países e continentes de onde são originárias, à medida que admiram a multiplicidade de formas, cores, texturas e perfumes que vão surgindo ao longo do percurso. As primeiras das visitas guiadas terão lugar nos dias 24 e 25 de abril, às 10h00. As visitas são de acesso gratuito, sendo necessária inscrição prévia para participar.

+ info em https://www.facebook.com/zoolourosa

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.