Concelho de Vagos.

A Câmara de Vagos aprovou, em reunião extraordinária, um orçamento de 29.976.810,00 € e as Grandes Opções do Plano (GOP) para 2026, com o voto contra dos vereadores da oposição (CDS e Chega).

A maioria PSD liderada por Rui Cruz, eleito em outubro passado, diz que se trata de um documento com “responsabilidade política e de governação séria”. O orçamento tem em vista a “organização”, “reequilíbrio” e “preparação do futuro”, respondendo “às exigências do presente sem descurar aquilo que verdadeiramente conta — as pessoas, o território e a qualidade dos serviços públicos”.

A presidência assume que 2026 “arranca com constrangimentos financeiros reais: dívida vencida elevada, encargos mensais com juros significativos e despesas de funcionamento e compromissos transitados que comprimem a margem de manobra. Este contexto limita o lançamento imediato de novas iniciativas de grande impacto financeiro.”

Ainda assim, “reequilibrar finanças não significa recuar na coesão social”, garante a Câmara para “garantir que o município consegue cumprir, apoiar e investir — com seriedade e sem improviso.”

A proposta “põe a casa em ordem para libertar o futuro”. “Não é de resignação”, mas “de reposicionamento”, explica a edilidade, mostrando-se empenhada em “recuperar credibilidade, abrir o mercado municipal a mais concorrência e melhores preços, e criar condições para que o investimento volte a ganhar escala.”

“Transparência, rigor e cumprimento imediato da lei”, “redução da dívida e do prazo médio de pagamentos, para aliviar juros”, “redução de custos de contexto e melhoria da eficiência interna”, “negociação e captação de financiamento externo, reforçando candidaturas e parcerias” (Portugal 20/30, Orçamento do Estado, PRR e BEI), e “arranque da execução do compromisso eleitoral” (..) “com medidas concretas já em 2026 e planeamento sólido para o restante ciclo”, são as linhas de força traçadas.

Ler informação da Câmara de Vagos

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocio