Uma jornada em Agosto

1298
Associação Cabeço Santo.
Comercio 780

Os voluntários trabalharam com ainda maior determinação na rega dos arbustos, estes, claro, em maiores dificuldades, pois tiveram que suportar um longo período de seca ainda com débil enraizamento.

Por Paulo Domingues *

Eis a memória da jornada especial de 8 de Agosto. Foi uma jornada dedicada à observação e ao cuidado das árvores e arbustos mais recentemente instalados: primeiro as bolotas semeadas durante a grande bolotada ibérica e depois as árvores e arbustos plantados já no final do Inverno.

As actividades iniciaram-se numa pequena várzea junto ao ribeiro, no Feridouro, que foi também onde se iniciou a bolotada de 2019/20, com honras de reportagem televisiva. Também lá foram plantadas posteriormente algumas árvores e arbustos.

Entretanto, passou-se a Primavera e parte do Verão, cresceram ervas e silvas, e era tempo de lá voltar, para descobrir e desafogar as plantas de origem seminal e cuidar as plantadas, também desafogando e regando.

As ervas (gramíneas), se por um lado cresceram vigorosamente na Primavera, mercê de um solo fértil (esta várzea já tinha sido, há muitos anos, cultivada) competindo e “afogando”, sobretudo as pequenas plantinhas de origem seminal, por outro lado tiveram o positivo efeito de limitar a ocorrência de mimosas.

Os voluntários tinham de procurar, assinalar as pequenas plantas e limpar em torno delas, tendo também trabalhado quase todo o tempo uma moto-roçadora, triturando o silvado e outras plantas mais inconvenientes.

Constatou-se que a presença de carvalhos de origem seminal era significativa, embora irregular (muitos numa parte e menos noutra) e que havia algumas baixas nas árvores plantadas, mas a maior parte estava lá “ansiando” pelos cuidados que agora chegavam.

Apesar das condições difíceis, muitas árvores tinham sobrevivido até agora, e a rega foi o principal cuidado que tiveram. Mas, como no sítio anterior, alguns voluntários também se dedicaram ao corte de mimosas, que nesta zona são ainda uma grande ameaça.

Depois de um almoço junto à capela de S. Francisco e do tão apreciado relaxamento, a equipa deslocou-se umas centenas de metros para jusante, para regar as árvores plantadas na encosta do Lousadelo/Represa.

Os voluntários trabalharam com ainda maior determinação na rega dos arbustos, estes, claro, em maiores dificuldades, pois tiveram que suportar um longo período de seca ainda com débil enraizamento.

Os 800 litros de água levados deram à justa para regar quase todas as plantas e já passava bem das 18 horas quando os trabalhos se deram por concluídos. Tinha sido uma jornada especial bem produtiva e animada! Obrigado a todos os voluntários e em especial ao Nelson pelas fotos.

Agora fazemos umas pequenas férias voluntárias para regressar no 14º aniversário do Projecto Cabeço Santo! Até breve!

* Associação Cabeço Santo. Ler Versão original do artigo.

Publicidade, Serviços & Donativos