
A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) informa que abriu uma consulta de cardio-oncologia, “reforçando, desta forma, a resposta às potenciais complicações cardiovasculares associadas aos tratamentos oncológicos”.
Segundo uma nota de imprensa, a nova consulta permite “não só avaliar o risco cardiovascular dos doentes antes do início dos tratamentos oncológicos, como também monitorizar, de forma sistemática, possíveis efeitos cardíacos ao longo da terapêutica”.
Fica, ainda, assegurada “a possibilidade de intervir precocemente sempre que surjam sinais de disfunção cardíaca e, por último, assegurar o acompanhamento prolongado após o fim dos tratamentos, garantindo uma recuperação segura e sustentada.”
A cardio-oncologia, relembra a ULS RA “constitui uma área especializada dedicada à prevenção, deteção precoce e tratamento dos efeitos cardiotóxicos decorrentes de terapêuticas como quimioterapia, imunoterapia e terapias alvo. O aumento da prevalência de doença cardiovascular, aliado à maior sobrevivência dos doentes com cancro, torna esta intervenção conjunta particularmente relevante.”
Discurso direto
“A disponibilização desta consulta representa um passo estratégico para a ULS da Região de Aveiro, permitindo melhorar a prevenção, reduzir internamentos evitáveis e evitar interrupções de tratamentos potencialmente curativos. A mais valia que esta consulta aporta aos doentes oncológicos é por beneficiarem de uma espécie de via verde cardíaca, evitando complicações, por norma, inerentes às terapêuticas a que estão sujeitos” – Teresa Vaio, Diretora Clínica da Área Hospitalar.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).






