
A incubadora da Universidade de Aveiro (UA Incubator), que está localizada no Parque de Ciência e Inovação (PCI), confirmou a participação nos ‘Europe Leading Start-up Hubs 2026’.
Para uma entidade ser considerada no ranking, é necessário a opinião dos antigos empreendedores e ex-alunos (alumni) que passaram pelos seus programas, que foram já convidados a participar num inquérito online.
O ranking ‘Europe’s Leading Start-up Hubs 2026’, que pretende destacar incubadoras e ‘aceleradoras’ de referência na Europa, é uma organização do Financial Times, em parceria com a Statista e a plataforma de conteúdos para empreendedores Sifted.
Os inquéritos sobre os hubs (ponto de encontro e apoio para startups, empresas e empreendedores) são sujeitos a análise por parte de especialistas externos (investidores, empreendedores), que também contribuem com recomendações/opiniões.
São levadas em conta na avaliação métricas de desempenho de startups apoiadas pelos hubs, como, por exemplo, sucesso comercial, crescimento ou impacto. Outros critérios incluem informações relativas a programas de mentoria, formação, infraestruturas físicas e de apoio legal/negócios disponíveis, rede de contactos ou acesso a financiamento.
O ranking dará “visibilidade internacional aos hubs mais eficazes e com melhores resultados”, servindo, assim, como “referência para empreendedores escolherem incubadoras/ aceleradoras.”
O inquérito realizado permitirá aos hubs “identificar pontos fortes/fracos através do feedback de ex-participantes”, bem como “fortalecer o ecossistema empreendedor de regiões menos conhecidas, se um hub delas for incluído”.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).