'Prémio Sonae Educação'

A Associação Pais e Amigos Habilitar, de Aveiro, figura entre os 10 finalistas do ‘Prémio Sonae Educação 2025’ com o projeto ‘Hábil’.

Trata-se de uma aplicação digital (APP) considerada “inovadora e inclusiva”, que servirá para apoiar “o desenvolvimento de competências de leitura, escrita e matemática em crianças dos 3 aos 6 anos”.

Os três vencedores ‘Prémio Sonae Educação 2025’, a contemplar com 150 mil euros, serão conhecidos a 21 de outubro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Paralelamente à cerimónia de entrega dos prémios, terá lugar uma conferência sobre o tema “Qualificação e Literacia: História de um divórcio?” onde se pretende criar um espaço de debate sobre “a importância da aprendizagem contínua, a necessidade de políticas de requalificação profissional e o papel que a inovação pode desempenhar na valorização das competências dos adultos em Portugal.”

  • ‘A Hábil’ é apresentada como uma uma app digital “inovadora e inclusiva para crianças dos 3 aos 6 anos, com ou sem Perturbações do Neurodesenvolvimento (PND), que promove o desenvolvimento dos pré-requisitos da leitura, escrita e matemática, permitindo identificar precocemente dificuldades e treinar competências essenciais às aprendizagens futuras”;
  • Baseada nos princípios do ‘Desenho Universal para a Aprendizagem’, integra suporte visual e auditivo, Comunicação Aumentativa e Alternativa, Língua Gestual Portuguesa e personalização de atividades segundo o perfil e ritmo de cada criança;
  • Os beneficiários diretos são crianças, educadores, terapeutas e famílias, em contexto escolar e clínico. O Prémio Sonae Educação permitiria expandir conteúdos e funcionalidades, reforçando a inclusão e prevenindo dificuldades de aprendizagem.

O ‘Prémio Sonae Educação’ pretende distinguir “os projetos mais inovadores e com maior impacto social e educativo”. Além do financiamento, as equipas vencedoras terão mentoria e integração no ecossistema Sonae durante 12 meses, reforçando a sustentabilidade dos seus projetos.

Com 466 projetos submetidos, esta terceira edição é a mais concorrida de sempre e confirma o crescimento de um movimento nacional de inovação e inclusão pela Educação. Entre escolas, associações, startups e organizações sociais, foram avaliadas 437 candidaturas elegíveis. É deste número que surgem os 10 finalistas agora conhecidos.

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).