Sugestões de lazer: Do Berço Vidreiro, à broa de Paraduça, antes de rumar ao Bioria e a Ílhavo para terminar na arte urbana de Anadia

414
Percursos do Bioria, Estarreja.
Smartfire 728×90 – 1

O tempo livre é uma boa oportunidade para ir ao encontro de sabores, de saberes e de artes tradicionais da região, bem como de lugares para reencontrar a natureza em caminhadas, visitar museus ou assistir a atividades culturais.

Artesnato (peças em vidro), gastronomia (broa de milho), percursos pedestres (campos lagunares) e arte urbana (murais) são as sugestões a ter em conta para propostas visitas por localidades do norte a sul.

Enquanto espera por ter oportunidade para dias de lazer, saiba consulte  Bitcoin Rush para saber informação sobre como obter rendimento na negociação de criptomoedas.

De volta a à sugestão de roteiro, começamos pelo ‘Berço Vidreiro’, em Oliveira de Azeméis, onde encontramos um dos últimos ‘artistas do vidro’.

‘Berço Vidreiro’, Oliveira de Azeméis.

‘Mestre’ Alfredo Morgado, 63 anos, trabalha há 49 anos no vidro. Com dois irmãos, assim que acabou o 6º ano, com ainda 13 anos, foi trabalhar para o Centro Vidreiro do Norte de Portugal. Conheceu muitos oficiais do vidro, aprendeu com grandes artistas. Teve outras atividades, mas regressou, ajudando a reavivar parte da história do vidro em Oliveira de Azeméis. Na oficina do ‘Berço Vidreiro’, propriedade municipal, fabrica com criatividade e engenho, um vasto conjunto de peças decorativas, que vende aos visitantes do Parque de La Salette, como jarras, fruteiras, flores, cisnes, cavalinhos, porta-guardanapos, troféus e “tantas outras coisas que não têm nome, fica à imaginação dos clientes”.

Continuar a ler artigo no site municipal de Oliveira de Azeméis.

Em seguida, deixamos a sugestão para ir ao concelho vizinho de Vale de Cambra conhecer a ‘Casa da Broa’, o mais recente cartão de visita da aldeia de Paraduça, localizada nas encostas da serra da Freita, em Arões, Vale de Cambra, onde também existe uma carreira de cinco moinhos de rodízio, recuperados em 2004 e, importa, conhecer, também, a cascata do Poço do Linho.

‘Casa da Broa’, Paraduça, Vale de Cambra.

Com uma forte tradição agrícola, associada à cultura do milho, a comunidade de Paraduça dispõe de um espaço adequado e atrativo para a realização de atividades de promoção e valorização de um produto local de excelência que é a sua broa. A ‘Casa da Broa’ está instalada na antiga escola primária de Paraduça, sendo dinamizada pela Associação de Desenvolvimento Turístico e Promoção Cultural de Paraduça.

Consultar mais informações.

Rumando a sul, os percursos do Bioria, em Estarreja, permitem ‘explorar’ a zona do Baixo Vouga Lagunar através dos seus percursos de natureza.

Percursos do BioRia, Estarreja.

O Centro de Interpretação Ambiental, estrategicamente localizado no início do Percurso de Salreu, é o ponto de recepção dos visitantes. De veículo eléctrico, a pé ou de bicicleta, são várias as formas de visitar e conhecer um pouco melhor as zonas ribeirinhas, a sua fauna e flora.

São possíveis marcações de visitas guiadas para grupos ([email protected] ou 962 774 466).

Em Ílhavo, aproxima-se o ‘dia aberto’ do Museu Marítimo, a 10 de otubro, um bom pretexto para conhecer a epopeia da pesca do bacalhau. No segundo domingo de cada mês, as portas abrem-se de forma gratuita.

Museu Marítimo de Ílhavo.

O Museu Marítimo de Ílhavo dedica-se a preservar a memória da pesca do bacalhau, a chamada ‘faina maior’, bem como da cultura e identidade marítima das suas gentes. Além do espaço museuológico com exposições permanentes e temporárias, possui um aquário de bacalhaus.

Mais informações sobre o MMI.

Por fim, numa investida por Anadia, ‘capital do espumante’ e do leitão, pode conhecer a galeria de arte urbana que está a nascer em vários locais.

O “DEZA6 Estórias de uma História” é um projeto que está a colorir o concelhodesde o final do mês de junho. Trata-se de um simpósio de arte de rua que envolve 12 artistas do distrito de Aveiro.

Conhecer a galeria de trabalhos criados no espaço público.

Arte urbana, Anadia.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.