OLIVA, São João da Madeira (arquivo).

“OLIVA – 100 anos” é o título da exposição que é inaugurada no sábado, 24 de maio, às 16h30, na Galeria de Fotografia do Centro de Arte de S. João da Madeira. Esta entidade é a promotora da mostra, com a colaboração da Câmara Municipal, através da sua Unidade de Turismo.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A exposição celebra o centenário da fundação da emblemática empresa Oliva, já desativada, mas cujos edifícios – em parte recuperados e requalificados pelo município -, acolhem agora diversos serviços, nomeadamente nas áreas das indústrias criativas e da cultura, incluindo instalações do próprio Centro de Arte de S. João da Madeira.

Uma compilação de olhares contemporâneos sobre esse antigo complexo industrial, através de imagens de Aníbal Lemos, José Luís Silva, Maria Gallego, Miguel Veloso e Rui Apolinário, bem como de fotografias históricas do espólio da empresa.

De acordo com informação disponibilizada pelo Centro de Arte de S. João da Madeira, “cada fotografia é um fragmento de memória, construindo um percurso visual que homenageia a história coletiva de gerações ligadas à Oliva”.

Visitar “OLIVA – 100 anos” constituirá “uma forma de descobrir e celebrar um passado industrial que continua a marcar o presente da comunidade sanjoanense e não só”.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.