S. J. da Madeira: Visita orientada à exposição “Lusofolia” patente no Centro de Arte Oliva

550
“Lusofolia: A Beleza Insensata” (S.J. da Madeira).
Dreamweb 728×90 – Video I

“Lusofolia: A Beleza Insensata” é uma das exposições atualmente patentes no Centro de Arte Oliva, em S. João da Madeira. Este sábado, 8 de fevereiro, pelas 15:00, realiza-se aí uma visita orientada, seguida de conversa informal com o colecionador e curador António Saint Silvestre e alguns dos autores de obras que integram essa mostra.

Inaugurada em novembro de 2019, esta exposição reúne obras de vinte e três autores de Portugal, Brasil e Angola, das margens da arte bruta e outsider. Tem por base a coleção “Treger/Saint Silvestre”, que está sediada precisamente no Centro de Arte Oliva.

A visita será orientada por monitores do Serviço Educativo desse espaço cultural do município de S. João da Madeira. É aberta ao público em geral, mediante a aquisição de bilhete de entrada, que é de 2 euros para quem não estiver abrangido pela isenção ou descontos previstos no tarifário em vigor e que pode ser consultado online em http://centrodearteoliva.pt/horarios-e-condicoes-de-acesso/​.

Na mesma tarde, é lançado o catálogo da exposição “Extravaganza”, realizada com base da mesma coleção e que teve curadoria de Antonia Gaeta, coordenadora executiva das representações oficiais portuguesas nas Bienais de Arte de Veneza (edições 2009 e 2011) e de São Paulo (edições 2008 e 2010) para a Direção-Geral das Artes.

De acordo com informação disponibilizada pelo Centro de Arte Oliva, a Coleção Treger/Saint Silvestre foi iniciada na década de 1980 por Richard Treger e António Saint Silvestre, sendo um dos mais relevantes acervos europeus de arte bruta/outsider. É constituída por aproximadamente mil e quinhentas obras, de trezentos e cinquenta artistas.

Publicidade, Serviços & Donativos