Uma ‘releitura artística e feminina do ex libris da Murtosa’

337
“Ex Libris para além da Água – a Proa”.
Dreamweb 728×90 – Video I

O Dia Internacional da Mulher será marcado, na Murtosa, com a apresentação do projeto “Ex Libris para além da Água – a Proa”, a dia 9 de março, sábado, nos Paços do Município.

A iniciativa resulta do trabalho desenvolvido pelo grupo “Chá das Cinco” inserido nas atividades da ‘Casa das Gerações’, que funciona na Biblioteca Municipal da Murtosa.

Sob coordenação de Rosa Duarte e Zaida Estrela, o grupo propôs-se decorar uma proa de um barco moliceiro com motivos em crochet, apresentando “uma releitura artística e muito feminina daquele que é o maior ex libris da Murtosa e de toda a região da Ria de Aveiro”.

O trabalho ficará exposto no átrio do edifício da Câmara Municipal.

“A proa” – Por Maria da Ascensão Rodrigues, poetisa murtoseira

Era uma vez uma proa de barco moliceiro, primorosamente esculpida pela mão dos homens.
Contudo, decidiram as mulheres murtoseiras dar – lhe um dia agasalho, decorá-la à sua maneira, tornando assim o que muitas vezes foi ninho de amor e berço de muitos, em obra de arte colorida.

Trocaram os pincéis dos artistas ( que ancestralmente a vêm decorando ), pelas agulhas, e as indispensáveis tintas, por fios coloridos.

Foram muitas … muitas horas de trabalho, muito empenho, muita resiliência e abnegação, potenciadas num enorme espírito de entreajuda. A obra ergueu – se por mãos, que não emproadas, conceberam arte no feminino.

São pontos de “crochet”, oriundos dos mais diversos países, executados por mulheres da minha terra; é arte que extravasa a nossa área territorial e abraça o mundo.
Merecem pontuação máxima todos os pontos executados pelas nossas mulheres!

Ainda não vi a obra em todo o seu apogeu, mas confio no rigor e no bom gosto das suas mentoras, bem como no saber da minha gente, na arte exigente que imprimem ao trabalho emanado das suas mãos.

Não poderia haver melhor celebração do nosso dia! Bem – hajam por representarem tão bem o que somos – MULHERES.

Publicidade, Serviços & Donativos