Rei dos Leitões coleciona ‘Garfos de Ouro’

433
Entrega do prémio ‘Garfo de Ouro’ 2019.

O Rei dos Leitões renovou o ‘Garfo de Ouro’ do Guia Boa Cama Boa Mesa, o que aconteceu pelo terceiro ano consecutivo.

Não há duas sem três! Depois de 2017 e 2018, o restaurante Rei dos Leitões, situado na Mealhada, na região da Bairrada, repete a proeza de conquistar o ‘Garfo de Ouro’ da edição de 2019 do Guia Boa Cama Boa Mesa, do Expresso. A este reconhecido galardão nacional, Licínia Ferreira e Paulo Rodrigues junta o ‘Prémio David Lopes Ramos’ atribuído ‘Prémios Grandes Escolhas’, evento organizada pela revista ‘Grandes Escolhas’.

A cerimónia decorreu dia 8 de Abril no edifício do Grupo Empresa, em Paço de Arcos, onde Licínia e os chefes Carlos Fernandes e Gonçalo Moreira subiram ao palco para receber o ‘Garfo de Ouro’ da mãos de Francisco Pedro Balsemão, CEO do Grupo Impresa.

“A dupla Licínia Ferreira e Paulo Rodrigues faz história ao colocar esta casa na linha da frente quer da restauração regional, quer nacional.” A frase, retirada do Guia diz tudo acerca deste emblemático restaurante que, há 72 anos, iniciou a sua trajectória na gastronomia regional com o icónico ‘Leitão assado à moda da Bairrada’.

Por sua vez, a revista ‘Grandes Escolhas’ já tinha distinguido o Rei dos Leitões, no passado dia 15 de Fevereiro, no Centro de Alto Rendimentos de Anadia (Velódromo Nacional), em Sangalhos, no concelho da Anadia, no âmbito do Jantar e a Cerimónia de Entrega dos ‘Prémios Grandes Escolhas’,  com o ’Prémio David Lopes Ramos’.

Trata-se de um dos mais prestigiantes galardões, uma vez que é atribuído a personalidade(s) que dão um importante contributo ao mundo da gastronomia, tal como o que tem vindo a fazer Licínia e Paulo Fernandes, que têm vindo a apostar numa oferta diversificada e numa cozinha criativa, sem pôr de parte o famoso ‘Leitão assado à moda da Bairrada’. A qualidade do produto e do serviço requintado, bem como a vasta garrafeira com mais de 3500 referências vínicas também são aspectos a salientar no que toca a esta casa.

Sobre o restaurante Rei dos Leitões

Inaugurado a 15 de Maio de 1947 (Dia de Ascensão), na emblemática recta da Mealhada, na Bairrada, o Rei dos Leitões começou por ser uma pequena taberna, no verdadeiro sentido da palavra, até ao dia em que os tios da actual proprietária, Licínia Ferreira, decidiram assar um leitão. O resultado está à vista 70 anos depois, com um espaço que continua a crescer sem esquecer o legado herdado.

Após quatro remodelações e diversos ajustes na decoração interior e exterior, o Rei dos Leitões tornou-se um dos mais apetecíveis e procurados restaurantes da região e um embaixador daquela que é uma das ‘7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa’, o leitão. Aos fornos ainda aquecidos a madeira e casca de eucalipto junta-se um serviço de excelência, quer ao nível do atendimento, quer dos produtos confecionados que vão muito para além da iguaria principal. O ano de 2011 marcou o ponto de viragem desta emblemática casa, com a aposta numa relação ímpar entre a tradição e inovação.

A visão e missão do Rei dos Leitões é reconhecida ano após ano, tendo sido certificada pelo IAPMEI, em parceria com o Banco Santander, como PME Excelência. Facto a juntar às inúmeras distinções alcançadas nos últimos anos. Com três salas – a principal, a ‘Sala dos Amigos do Rei’ e a ‘Sala do Rei’ –, o Rei dos Leitões só fecha à quarta-feira e nas pausas destinadas a férias do pessoal e obras de manutenção e melhoria.

Restaurante Rei dos Leitões
Morada: Avenida da Restauração, 17, na Mealhada
GPS: 40º23’24.22″N e 8º27’03.10″O
Horários: 11h30 às 00h00
Fechado: à quarta-feira e férias (mês de Janeiro; 2 semanas em Junho; 5 dias em Setembro)
Telefones: 231 202 093 ou 968123034
E-mail: reidosleitoes@reidosleitoes.pt

Publicidade, Serviços & Donativos