Reflorestação: Gran Bellotada Iberica vai ajudar Cabeço Santo

1557
Projeto Cabeço Santo.

Dificilmente conseguimos imaginar 25 milhões de árvores plantadas de um ano para o outro, porque pensamos localmente, ou mesmo regionalmente. Mas aqui ao lado, em Espanha, um grupo de pessoas lançou uma ideia que germinou rapidamente: recolher bolotas e semeá-las, um pouco por toda a Península Ibérica.

Qualquer pessoa ou entidade pode participar, e o registo na internet já começou, e vai já nas 70 mil bolotas semeadas. Até fevereiro de 2020 a meta é chegar aos 25 milhões. Agir localmente e pensar globalmente. Para além de melhorar os meios rurais, as espécies de árvores do género Quercus vão contribuir para contrariar os efeitos negativos da ação humana ao nível planetário, sobre o clima e sobre os ecossistemas.

O Núcleo de Aveiro da Quercus apoia sem reservas esta iniciativa e apela aos seus associados, aos voluntários e a todos os que queiram passar a ser voluntários, para a grande Jornada de Voluntariado do Projeto Cabeço Santo, que pretende semear cerca de 40 mil bolotas.

A sementeira está marcada para o próximo sábado, dia 26 nos terrenos intervencionados pelo Projeto Cabeço Santo, que no concelho de Águeda tem tido um papel pioneiro na recuperação de ecossistemas. Muitos têm sido os voluntários ao longo dos anos. Mas para um passo de gigante, são precisas muitas pernas e mãos a trabalharem em conjunto. Depois da colheita e preparação das bolotas, nas duas Jornadas de Voluntariado anteriores, vai ser precisa muita gente para semear.

Info [email protected]

Enquadramento do Projeto Cabeço Santo:

O Projeto Cabeço Santo iniciou-se em 2006, um ano após o catastrófico incêndio que deixou o Cabeço Santo em cinzas. O seu objetivo principal é a criação de um mosaico de áreas de conservação numa zona intensamente utilizada para o cultivo florestal de uma espécie exótica: o eucalipto. Foi motivado inicialmente pela tentativa de evitar que as áreas de habitat rupícola fossem alvo da expansão de espécies infestantes. No entanto, os horizontes do Projeto foram rapidamente alargados para incluir áreas até aí sujeitas a exploração florestal intensiva. Este é um projeto único em Portugal, com uma área de intervenção de 180 hectares.

Direção do Núcleo Regional de Aveiro da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780