
A Câmara de Aveiro inaugurou, esta segunda-feira, ao final da tarde, encerrando as comemorações do feriado municipal, a nova rotunda em forma de ‘bolacha’ a poente do chamado túnel de Esgueira, um investimento de 1,5 milhões de euros, no centro da qual foi colocado o ‘Monumento ao Poder Local / Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP)’. Já num jardim contíguo está agora um busto de José Girão Pereira, presidente do município entre 1977-1994.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
O local para colocar a obra de arte da autoria de Helder Bandarra, ponderado durante vários anos, acabou por ter um propósito, segundo explicou o presidente da autarquia, Ribau Esteves: “simboliza uma das muitas revoluções urbanas” do antigo edil do CDS, que foi conseguir o desnivelamento que “abriu a cidade para lá da linha do comboio”, acabando com um obstáculo à mobilidade.
Primeiro autarca eleito em democracia, Girão Pereira exerceu o cargo durante mais tempo, 18 anos, logo seguido pelo atual presidente. “Eu terei sempre muito gosto em ficar em segundo lugar, nós os dois fomos os únicos que não fomos despedidos pelo povo, porque quem serve os outros serve em boa condição, de alma, inteligência, alegria; é muito desagradável ser despedido pelo povo e três dos cinco foram despedidos pelo povo, que tem sempre razão, quando diz não é porque não serve. Nós os dois vamos pelo nosso pé”, voltou a lembrar o edil a cumprir o seu último mandato, dos três seguidos permitidos por lei.
O reconhecimento “de um grande obreiro de Aveiro” que, através do seu busto, fica, de agora em diante, “em diálogo permanente” com outra obra de arte em que se presta homenagem ao ‘poder local’ e aos autarcas.
Presente nas inaugurações, Luísa Salgueiro, presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP), destacou “o gesto não muito frequente” dos autarcas ou Câmaras homenagearem antecessores quando é “absolutamente justo” que se façam quando “normalmente há pruridos de se assumir legados de qualidade que vem de responsáveis anteriores e em Aveiro certamente há vários que contribuíram para o desenvolvimento a que as atuais equipas dão continuidade”, dando a conhecer às novas gerações, no caso de Girão Pereira, “um legado extraordinário de um dos primeiros com a responsabilidade de infraestruturas as terras no pós 25 de Abril, que não estavam na primeira linha das prioridades”.
A edil de Matosinhos agradeceu em nome da ANMP também a evocação do ‘poder local’ com um monumento, destacou, singular e de “grande justiça” ao fim de 40 anos de associativismo municipal.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.