‘Quinteto de Sopros do Vale’ celebra em Aveiro 500 anos da viagem de circum-navegação

471
'Quinteto de Sopros do Vale'.
Dreamweb 728×90 – Video I

O ‘Quinteto de Sopros do Vale’, um grupo de música de câmara pertencente à Banda Marcial do Vale, do concelho de Santa Maria da Feira, irá atuar em Aveiro no início de setembro.

Há cerca de um ano, nasceu o projeto “Descobrir a História e a Música dos Coretos de Santa Maria da Feira”, em colaboração Ana Margarida Cardoso, membro do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança da Universidade de Aveiro para dar a conhecer músicos e compositores portugueses da segunda metade do século XX, num património tão emblemático e importante como os coretos.

Mantendo a parceria, o ‘Quinteto de Sopros do Vale’ desenvolve agora um novo projeto apoiado pela Direção Regional de Cultura do Norte, que surge associado à celebração do quinto centenário da primeira viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães.

Durante o concerto, comentado pela etnomusicóloga, irão ser abordados temas relacionados sobre a importação e exportação de práticas musicais da metrópole para as colónias, a partir da experiência destes músicos no espaço ultramarino.

Integrado neste projeto, o grupo já realizou um concerto em Vila do Conde e dois em Santa Maria da Feira, sendo que um deles foi dedicado a crianças e outro a utentes da CERCI.

No dia 3 de setembro, às 17:00, irá realizar o próximo, precisamente em Aveiro, no Coreto do Parque Infante D. Pedro, em que serão interpretadas obras de compositores como Carlos Saraiva, Adácio Pestana, José dos Santos Pinto ou Joly Braga Santos.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.