Quercus preocupada com a qualidade da água da Pateira

1501
Pateira de Fermentelos (foto cedida pela Quercus).

Apesar das sucessivas denúncias dirigidas às entidades fiscalizadoras, registaram-se novas descargas poluentes na Pateira de Fermentelos.

Nos últimos meses registaram-se várias descargas de águas residuais diretamente nesta lagoa, provenientes do sistema de saneamento intermunicipal. Apesar dos compromissos assumidos pela entidade gestora, as soluções técnicas não têm sido suficientes para evitar estas ocorrências.

Além disso, continuam-se a registar descargas de efluentes industriais no sistema de água pluviais da zona industrial de Oiã. A Quercus efetuou análises à qualidade da água, detetando concentrações consideráveis de metais pesados como o Crómio e o Zinco. Nas próximas semanas, vão realizar-se novas análises.

Nos últimos meses, a Quercus Aveiro denunciou e pediu explicações a um conjunto de entidades competentes, para saber se tinham efetuado, ou iriam efetuar, ações de fiscalização e um apuramento de responsabilidades. Uma vez mais, é necessário saber quais as entidades fiscalizadoras que realizaram ações inspetivas, quantas ações realizaram, se efetuaram a recolha de amostras e os resultados dos autos de contraordenação.

A Pateira de Fermentelos é uma zona classificada, que merecia mais intervenção das autoridades de forma a salvaguardar os serviços ambientais deste ecossistema e o património que é de todos. Apesar da proteção legal e dos compromissos assumidos, este habitat continua sujeito a um grande número de ameaças.

Em conclusão, e porque a situação não é nova, nem tão pouco é inédita, a Quercus denuncia e não condescende com instituições públicas pois exige, que os serviços públicos façam o seu melhor na defesa do património natural, na defesa da saúde pública e na defesa de um desenvolvimento sustentável.

É urgente alertar para as ameaças que atingem estes espaços sensíveis e exigir a promoção de ações de gestão ativa e de restauração destes habitats, que promovam, as seguintes ações:

» incrementar a qualidade e extensão do tratamento de efluentes agrícolas, urbanos e industriais;

» orientar os fundos comunitários para ações dirigidas à conservação de habitats higrófilos e para a reabilitação de outras zonas húmidas ameaçadas;

» aplicar programas locais de erradicação e controle de espécies invasoras;

» sensibilizar a população e promover a educação ambiental nas escolas locais;

» incentivar o desenvolvimento de programas locais de valorização das zonas húmidas;

» fiscalizar eficazmente atividades: a pesca ilegal; o despejo de lixos, entulhos e outros resíduos; alteração ilegal do uso do solo, nomeadamente através de construções, aterros e abertura ou alargamento de caminhos; despejo de efluentes não tratados;

» aumentar as zonas de interdição da caça.

A Quercus Aveiro apela a todos os cidadãos da região que visitem regularmente os seus rios e ribeiras para verificar o estado de saúde dos ecossistemas e comuniquem os crimes ambientais.

Direção Regional de Aveiro da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.