Quercus dá a conhecer projeto de etnobotânica de Aidos da Vila

229
Imagem Quercus, Aveiro.
Smartfire 728×90 – 1

O Núcleo Regional de Aveiro da Quercus apoia a iniciativa dos Aidos da Vila que visa a comemoração do Dia Mundial das Abelhas.

A atividade organizada pelo pioneiro projeto de etnobotânica enraizado em Vilarinho do Bairro vai decorrer no próximo domingo, dia 19 de maio, e as suas portas vão estar abertas a quem quiser aproveitar uma bela tarde de Primavera.

Já habituados à grande originalidade e vincado vanguardismo do projeto Aidos da Vila, não surpreende saber que a celebração que vai ocorrer deste dia, o qual foi reconhecido e proclamado pela ONU, será a estreia ao nível da região centro de assinalar um dia importantíssimo para a ecologia.

Numa atividade inteiramente gratuita e que decorre como acontece num dia aberto, ou seja, em que todos estão convidados para entrar e acompanhar as atividades previstas, os esperados muitos participantes terão a oportunidade de beneficiar do seguinte programa, na tarde de domingo:

– Apresentação do Projeto-lema, pequena palestra (sociedade das abelhas vs sociedade dos homens), pausa degustativa com produtos de apicultura e provenientes da enorme variedade florística da quinta pedagógica, visita guiada aos exemplos de etnobotânica nos Aidos da Vila e encerramento da celebração, com um momento de convívio entre organizadores e participantes, marcando o Núcleo de Aveiro a sua presença durante toda a iniciativa.

Os diversos momentos vão decorrer sequencialmente, mas quem pretender assistir a toda a celebração e ficar a conhecer parte importante do que se faz no projeto Aidos da Vila há mais de 20 anos, deve prever chegar às 14:00 e sair às 18:30.

O Dia Mundial das Abelhas foi aprovado pelas Nações Unidas em 2017, e comemorado pela primeira vez em 2018, e é assinalado no dia 20 de Maio de cada ano (data de nascimento, em 1734, de Anton Jansa, na Eslovénia – pioneiro da apicultura moderna num país em que a apicultura é uma actividade tradicional rural desde há várias gerações). Por coincidir com uma segunda-feira, a celebração nos Aidos da Vila decorre no dia anterior, possibilitando assim a deslocação de pessoas interessadas nas questões da ecologia a este “santuário natural” de interesse nacional, muito bem situado em termos de acessibilidades, ao lado da Curia (Anadia) e a meio caminho entre Aveiro e Coimbra, entre a praia (Mira) e a serra (Bussaco – Caramulo).

Fica o convite da Quercus Aveiro, na esperança de reunir um bom enxame de gente interessada e sensível às grandes questões ecológicas, uma semana depois de termos registado uma sempre interessante e participada jornada de visita ao igualmente pioneiro projeto ecológico do Cabeço Santo.

Para mais informações, contactar a Quercus Aveiro através do n.º 931152395, ou as páginas https://www.facebook.com/AidosdaVilaQuintaBiologicaePedagogica/ ou http://www.fao.org/pollination/world-bee-day/en/

Publicidade, Serviços & Donativos