PS incentiva debate público sobre estratégia para a cultura em Aveiro

1007
Teatro Aveirense.
Comercio 780

O PS de Aveiro incentiva o debate público em torno do Plano Estratégico para a Cultura (PEC) colocado em marcha pela autarquia local.

Anabela Ribeiro, vereadora socialista no executivo, abordou o tema na última reunião público, a pretexto da apresentação da versão ainda preliminar do documento que enquadrará a candidatura a Capital Europeia da Cultura de 2027.

Em nota de imprensa, o PS diz que “revê-se num debate participativo e aberto à comunidade, onde cada representação de grupos de cidadãos e cada cidadão por si contam, de forma determinante, na criação de um plano onde todos se revejam.”

Lembra, a propósito, que “cada vez mais a Arte se alia ao desejo de expressão de comunidades e indivíduos, e o seu papel enquanto veículo dessa expressão, não pode nem deve ser alienado por uma visão que seja centralizada e demasiado generalista.”

“E o que ainda seria pior, idêntica ao que se faz noutros locais. O carácter de cada local não é visível – ou pelo menos não é claro – através de visões demasiado segmentadas ou exteriores.”, alerta o PS.

O contacto direto com a população, “considerando a diversidade que encerram as suas necessidades e anseios”, é visto como “fundamental para um conhecimento profundo do local, no passado, no presente e no modo como se projeta no futuro.”

Por isso, o PS revê-se “neste tipo de diálogos para a cultura no futuro da cidade, abertos a toda a comunidade”.

Artigo relacionado

Estratégia cultural aponta para tornar Aveiro “a cidade que melhores condições dá aos artistas”

Publicidade, Serviços & Donativos