
Entre janeiro e setembro de 2025, o Porto de Aveiro movimentou 4,44 milhões de toneladas de mercadorias, mais 6% do que em igual período de 2024, anunciou a administração portuária esta terça-feira.
O porto alcançou o “melhor resultado desde 2022, evidenciando uma trajetória sustentada, impulsionada sobretudo pela movimentação de granéis”.
De acordo com a mesma nota informativa, os granéis sólidos assumiram-se como o principal motor da atividade, com 1,87 milhões de toneladas movimentadas e um aumento de 17% face a 2024.
Os granéis líquidos e a carga geral fracionada também registaram evolução positiva, tendo a carga média por navio aumentado 5% fruto de “maior eficiência operacional e da utilização crescente de embarcações de maior porte.”
Os produtos agroalimentares e metalúrgicos continuam entre os principais segmentos movimentados. Em setembro último, passaram pela infraestrutura cerca de 237 mil toneladas destes produtos, num total mensal de 533 mil toneladas. Este desempenho reforça o papel do Porto de Aveiro como infraestrutura estratégica para o desenvolvimento económico da região.
“Com estes resultados, o Porto de Aveiro confirma a sua resiliência e capacidade de adaptação num contexto económico exigente, consolidando o seu estatuto como porta atlântica de referência no sistema portuário nacional”, conclui o comunicado.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).






