
A Administração do Porto de Aveiro (APA) tem a decorrer um concurso público para a empreitada de construção da rede de média tensão (1.ª fase), um investimento tido como “estratégico para o futuro do Porto e para a concretização dos objetivos de transição energética”.
Com um preço base de 7,81 milhões de euros, a obra tem um prazo de execução de 300 dias, enquadrando-se “na estratégia de transição energética do Porto de Aveiro, aprovada em 2021.”
Segundo um comunicado, “a empreitada permitirá o reforço da capacidade de fornecimento de energia elétrica do Porto de Aveiro, assegurando maior robustez e estabilidade no abastecimento, condições essenciais para o desenvolvimento e expansão das atividades portuárias.”
A ligação é assumida como “uma infraestrutura fundamental, ao garantir a satisfação das crescentes necessidades energéticas do Porto de Aveiro, bem como para suportar outros projetos estratégicos dependentes da sua capacitação energética.”
Um investimento considerado “essencial para aumentar a competitividade do Porto de Aveiro e de um passo determinante no cumprimento das metas europeias em matéria de sustentabilidade ambiental, que impõem a redução de 55% das emissões de gases com efeito de estufa até 2030 e a neutralidade carbónica até 2050.”
E que está, igualmente, alinhado com a estratégia Portos 5+, lançada recentemente pelo Governo, que define cinco eixos prioritários para reforçar a competitividade, sustentabilidade e inovação do sistema portuário nacional, entre os quais se destaca a transição energética e a descarbonização do setor.
A intervenção insere-se no projeto ATE – Aliança para a Transição Energética, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela União Europeia (UE).
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).






