Edifício-sede do Porto de Aveiro.

O Porto de Aveiro lançou o concurso público para a empreitada de construção de uma subestação elétrica (60/15KV 2x20MVA), investimento orçado em 8,1 milhões de euros e com um prazo de execução de 480 dias.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Segundo um comunicado, o concurso “representa o segundo passo concreto no reforço da infraestrutura elétrica do porto” e dá continuidade à empreitada lançada em março deste ano para a construção de uma linha mista de alta tensão, parcialmente subterrânea, que ligará a subestação da Gafanha da Nazaré à futura subestação agora a concurso.

Investimentos enquadrados num “plano alargado” que pretende “aumentar significativamente a capacidade do Porto de Aveiro em fornecer e receber energia elétrica, colmatando as atuais limitações da infraestrutura existente, que condicionam a expansão e modernização das atividades portuárias.”

“Entre os principais objetivos está a implementação de soluções como o On Shore Power Supply (OPS) — fornecimento de energia elétrica a navios durante a sua permanência no porto —, permitindo a redução de fontes de energia fósseis e, consequentemente, das emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE)”, explica a administração portuária.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.