Retábulo de João de Ruão, capela de Besteiros, Oliveira de Azeméis.

Na capela do Espírito Santo, que se ergue no alto de um monte no lugar de Besteiros (freguesia de Travanca, Oliveira de Azeméis), encontra-se o retábulo do antigo Sacramento, que poderá ser a obra atribuída ao escultor João de Ruão localizada mais a norte do país.

Por Manuel Cardoso Ferreira *

Quando se passa pelo IC2 (antiga EN1), seguindo de Oliveira de Azeméis para sul, pouco depois do nó rodoviário que dá acesso à autoestrada e a Travanca, avista-se uma pequena capela, branca e de arquitetura contemporânea simples, no alto de um monte, templo que não atrai o interesse do viajante, se este não soube que no seu interior se encontra o “Retábulo do Salvador”, oriundo da igreja matriz de Travanca, obra atribuída à primeira fase do escultor francês João de Ruão, datada possivelmente do segundo quartel do século XVI, conforme refere o padre e historiador de arte, A. Nogueira Gonçalves, no volume 10º do Inventário Artístico de Portugal, dedicado ao Distrito de Aveiro – Zona Norte, publicado no ano de 1981.

Fachada da capela de Besteiros, Oliveira de Azeméis.

As peças escultóricas que constituem o retábulo formam um conjunto que “mostra riqueza ornamental e equilíbrio”, refere este autor, para quem as três esculturas originais (S. Jerónimo, S. Pedro e S. João Evangelista) “são finas, executadas com o cuidado que o Mestre dava às suas primeiras obras”.

Quanto à escultura da Santíssima Trindade, aí colocada posteriormente, apesar de ser da “oficina coimbrã”, e também do século XVI, nada tem a ver com João de Ruão.

Rua João de Ruão, acesso à capela de Besteiros, Oliveira de Azeméis.

Que foi João de Ruão ?

João de Ruão, originalmente Jean de Rouen, nasceu na cidade francesa de Rouen (Ruão), no ano de 1500, e faleceu em Portugal, no ano de 1580.
Como escultor, em Portugal há trabalhos dele executados entre 1528 e 1580, com o seu epicentro em Coimbra, onde tinha a sua oficina junto à Casa de Sub-Ripas.
Das suas obras mais notáveis destacam-se, entre outras, a Capela do Santíssimo Sacramento e a Porta Especiosa, ambas na Sé Velha de Coimbra.

* [email protected]

Turismo em Oliveira de Azeméis » https://www.cm-oaz.pt/turismo.356.html

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).