Pintura: “Topography of Memory” no Centro de Artes de Águeda

245
“Topography of Memory”.
Dreamweb 728×90 – Video I

A exposição intitulada “Topography of Memory” reúne um conjunto de obras da autoria de Alexandre Baptista que assinalam os 30 anos de carreira do artista.

Com Curadoria de João Silvério, esta exposição reunirá mais de 70 obras do autor, que enquadram o seu trabalho desde o final da década de noventa.

De 10 novembro a 24 de fevereiro | Entrada Gratuita

Para esta exposição individual, o artista desenvolveu novos projetos utilizando diversos meios de expressão plástica como o vídeo, a escultura/instalação e a fotografia. Esta ideia de topografia, ou de mapeamento, é um índice da nossa memória coletiva em confronto com as suas vivências auto-referenciais que não esquecem o passado político e cultural de um país utópico, disperso entre o imaginário colonial e a construção da identidade do sujeito que não ficou refém dessa transição.

No dia da inauguração da exposição, será apresentado um livro com o mesmo título, “Topography of Memory”, que incluirá textos de reconhecidos nomes da arte contemporânea portuguesa, nomeadamente de João Silvério e de Nuno Faria, director artístico do Centro Internacional das Artes José de Guimarães, e João Louro, que representou Portugal na Bienal de Veneza em 2015.

Alexandre Baptista nasceu em Águeda no ano de 1969. É licenciado em Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e frequentou o mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas na mesma Faculdade. Viveu e trabalhou em Miami e Londres, estando neste momento a residir em Portugal. Expõe desde 1988, participou em inúmeras exposições individuais e coletivas em Portugal e no estrangeiro. Recebeu vários prémios de pintura e desenho. Está representado em diversas coleções públicas e privadas. A sua obra está reproduzida em livros e catálogos.

Mais informações em http://www.centroartesagueda.pt/eventos.php?id=138