Avanca - Igreja matriz.

A Câmara de Estarreja formalizou um conjunto de protocolos de colaboração financeira com as sete Fábricas das Igrejas Paroquiais, avançando com uma comparticipação de 624.650 euros para “investimentos para a conservação e reabilitação do património edificado de valor histórico e cultural, nomeadamente de todas as igrejas matriz do concelho.”

Segundo um comunicado, os protocolos resultam de uma candidatura submetida pela Diocese de Aveiro e pelas respetivas Paróquias ao Subprograma de Investimentos – Construção e Beneficiação de Instalações do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo.

As verbas “destinam-se a apoiar intervenções em edifícios religiosos reconhecidos como elementos de elevado valor patrimonial e histórico, cujas obras estão previstas para os anos de 2025 e 2026.”

A edilidade lembra que “as igrejas apresentam necessidades urgentes de conservação, dada a sua antiguidade”, pelo que “a recuperação destes edifícios permitirá não só preservar o seu valor histórico e artístico, mas também melhorar as condições de acolhimento das comunidades que os frequentam.”

Discurso direto

“Para além da sua função espiritual, as igrejas são marcos identitários profundamente enraizados nas nossas comunidades. Preservar este património é, também, valorizar a nossa história coletiva – Isabel Simões Pinto, presidente da Câmara.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).