Os clubes de futebol brasileiros que fizeram história

621
Brasileirão.
Dreamweb 728×90 – Video I

Uma das marcas registradas do Brasil é o futebol. O esporte está em toda parte – em cada rua e em cada pátio. A bola de futebol foi trazida para o país por um imigrante da Inglaterra em 1894. Charles Miller também formou o primeiro clube de futebol do país. Alvin Guilherme, o futebolista brasileiro e russo, diz que no Brasil, “as crianças nascem com uma bola nos pés”.

Toda era do futebol tem seu jogador de futebol brasileiro. Nos anos 50 o mundo inteiro conheceu Garrincha, nos anos 60 ele foi substituído pelo jovem Pelé, nos anos 70 – por Rivellino, e nos anos 80 – por Zico, nos anos 90, e 00 – por Ronaldo e Ronaldinho, nos dez primeiros dos anos 2000 – por Neymar. Cada um deles jogou pelo celesão (equipe nacional), apenas em clubes diferentes. Em https://melhoresdeapostas.com.br/ você pode apostar em qualquer clube de futebol brasileiro.

Flamengo

Em 1895, um clube de futebol chamado Flamengo foi fundado no Rio de Janeiro. Até hoje, ele nunca deixou a primeira divisão do campeonato brasileiro. Eles têm cerca de 45 milhões de torcedores fiéis. Os jogadores têm apelidos como “The Vultures”, “Big Mengo” e “The Red and Blacks”. “Colorido” é o nome dado ao clube por causa da cor do uniforme. O esquema de cores do time é vermelho e preto, sendo que o branco é usado ocasionalmente. As listras nas camisas e meias são obrigatórias. Os jogos em casa do Flamengo podem ser assistidos no estádio do Maracanã.

Em seus anos de formação, o clube ganhou popularidade graças a sua gestão democrática. No início do século, a seleção brasileira e muitos clubes esportivos não aceitavam negros. Somente no Flamengo, Leonidas da Silva brilhou. Ele foi o primeiro jogador de futebol brasileiro do século XX a fazer história no futebol.

Agora o Flamengo é considerado um dos clubes esportivos com dinheiro no Brasil. Sua receita é de 163,04 milhões de euros por ano. O FC Flamengo ganhou o campeonato nacional seis vezes, três Copas do Brasil e venceu a Copa da União em 1987. Em 1992, eles levantaram a Super Copa do Brasil e venceram 35 partidas em casa. O Flamengo tem a Copa Libertadores (1981), a Copa Mercosul (1999), e a Copa Intercontinental (1981) atrás deles.

Nos anos 80, a equipe atingiu um novo nível de jogo graças a Zico. Os torcedores o apelidaram de “Pelé Branco”. O arsenal de Zico incluiu um passe fantástico que conquistou os corações dos torcedores. O “Pelé Branco” tinha um olho para o gramado e um passe longo inesperado para seus colegas. Zico acertou a bola com ambos os pés e também jogou com sua cabeça habilmente.

Corinthians

O clube foi organizado em 1º de setembro de 1910 em São Paulo. Durante o período 1954 – 1977, o Corinthians jogou sem sucesso. Nem um único título foi concedido ao time.

Foi somente nos anos 80 que Sócrates e Roberto Rivelino se juntaram ao clube. Era como se a equipe com estes jogadores tivesse ressuscitado das cinzas. Em poucos anos, eles se tornaram os melhores.

No início dos anos 2000, o empresário Kia Jurabciana se tornou o principal patrocinador do FC. “O Corinthians se tornou o clube de futebol mais rico da América do Sul. Mas o dinheiro não resolveu o problema. O pouco profissionalismo do time estava começando a se manifestar. Assim, como resultado dos jogos do campeonato da Serie A, o Corinthians terminou em 17º lugar. Este torneio colocou o time da Série B em desgraça. A reputação e o moral da equipe sofreram um sério golpe. Foi somente em 2009 que o Corinthians voltou à elite do futebol brasileiro.

Hoje o Corinthians é o segundo maior clube de futebol do Brasil. Eles contam com o apoio de 30 milhões de torcedores.

São Paulo

No inverno de 1930, nasceu no estado de São Paulo o clube esportivo do mesmo nome. Os jogadores foram apelidados de “tricolores” devido à presença das cores branca, vermelha e preta em seus uniformes e logotipos das equipes.

“O São Paulo é o primeiro time do gênero a ganhar três vezes a Copa Libertadores. A cada ano, logo após o torneio sul-americano, a SPFC se tornou a FA mais forte do mundo. Na prateleira das vitórias, São Paulo tem a Copa Intercontinental em 1992 e 1993, e o troféu da Copa do Mundo da FIFA em 2005.

Em meados da década de 2000, alguns jogadores fortes ficaram na memória do SPFC. Naquela época o clube esportivo conquistou a Copa Libertadores 2005, ganhou a Copa do Mundo de Clubes 2005 e a final CL 2006. Eles também conquistaram os Campeonatos de Clubes de 2006, 2007, e 2008.

O Guinness Book of World Records lista o goleiro do clube Rogério Seni como tendo o maior número de gols entre os goleiros. Hoje ele trabalha como o treinador da equipe,

O clube de futebol é proprietário do Estádio do Morumbi. Ele pode sentar cerca de 100.000 torcedores. O estádio detém um recorde mundial como a maior arena do mundo, de propriedade exclusiva do SPFC.

Santos

O clube de futebol epônimo teve origem em 1912 na cidade de Santos, no estado de São Paulo. Até meados do século, o Santos não atraía muita atenção. Apenas uma década depois, o time terminou em segundo lugar na liga paulista três vezes (1927, 1928 e 1929). A primeira e única vez que o Santos Futebol Clube venceu o torneio local foi em 1935. Pelé, o lendário futebolista brasileiro, entrou para o clube em 1955. A carreira do time disparou. Se os fãs de futebol falavam sobre o time do povo, era 100% sobre o Santos. Em 10 anos, o FC Santos venceu 21 grandes torneios. O time tem viajado muito em competições internacionais. “O Santos é o primeiro clube brasileiro a se destacar e jogar em 5 continentes no início de sua carreira. Ele deixou sua marca na Ásia, América e África, Europa e Austrália.

No início do ano 2000, a FIFA colecionou o TOP dos clubes de futebol, onde o Santos Futebol Clube terminou em um confiante 5º lugar.

Em dezembro de 2010, quando a Confederação Brasileira de Futebol decidiu equiparar a conquista da Copa Nacional (1959-1968) ao título, o Santos se tornou um dos clubes com o título. Ele já possuía oito títulos, seis dos quais eram de Pelé.

O Santos é hoje o único FC que não está sediado na capital espanhola.

Internacional

Na primavera de 1909, o FC Internacional foi fundado na cidade de Porto Alegre. Os fundadores foram os dois irmãos Poppe. Eles queriam que todos os grupos étnicos pudessem jogar futebol. Os irmãos convidaram ativamente brasileiros, alemães, africanos e outros para se juntarem ao time.

Em 1914, o Inter jogou 22 partidas. Este número de reuniões nos estágios iniciais de sua existência mostrou a boa preparação da equipe. Em 1918, o FC concedeu o título pela primeira vez em 5 anos. O motivo foi a gripe espanhola, a mais maciça pandemia da história da humanidade. Na época, os jogadores do time eram estudantes. Eles eram proibidos pelas autoridades universitárias de participar dos jogos.

Em 1979, o Internacional foi o único time de futebol a ganhar todos os seus jogos durante o torneio. Ao mesmo tempo, o Internacional se tornou o campeão nacional. De 1969 a 1976, o Internacional venceu o campeonato estadual 8 vezes seguidas. Nos anos 70, foi coroado campeão nacional três vezes. Durante 23 anos consecutivos, ocupou a primeira posição no ranking de clubes da Confederação Brasileira de Futebol.

A Copa Libertadores esteve nas mãos da equipe em 2006 e 2010. Em dezembro de 2006, eles conseguiram vencer o Barcelona na final da Liga dos Campeões da Europa. O clube também tem a Supercopa do continente sob seu comando. Hoje, o FC Internazionale tem todas as honras do futebol existente no país.

No centésimo ano de fundação do Internacional, o número de membros oficiais do clube ultrapassou 100 mil. Este é o número mais alto da América.

Pela primeira vez na história do clube, o Internacionale foi rebaixado da Série A após os resultados dos jogos de 2016.

Fluminense

Em 1902, um brasileiro de raízes inglesas, Arthur Cox, formou um clube de futebol no Rio de Janeiro. Desde o primeiro dia, Flumiençe foi visto como a base esportiva para os aristocratas.

O time foi apelidado de “A Máquina” em meados dos anos 70. Roberto Rivelin contribuiu para ela. Ele tornou a equipe famosa com seu poderoso ataque de canhoto. Com ele, o Fluminense venceu o campeonato estadual 2 vezes seguidas. Os anos 90 foram um ano ruim para a equipe. O sucesso deixou a “máquina”. O time foi rebaixado para a Série C. O clube recuperou sua posição apenas no início dos anos 2000. “O Fluminense alcançou seus rivais na Série A.

Em 2008, eles chegaram à final da Copa Libertadores pela primeira vez graças à vitória por 3-1 contra o Club Atlético Boca Juniors da Argentina. No inverno de 2009, o Fluminense perdeu para a Liga de Quito do Equador na final da Copa Sul-Americana. O clube de futebol se agarrou à Serie A durante toda a temporada de jogo.

“O Fluminense venceu o campeonato nacional pela segunda vez na sua história em 2010. Quando a Confederação de Futebol igualou a Copa do Brasil (1959-1968) e a Copa Robertan (1967-1970), o Flux se tornou o tricampeão de seu país. Na temporada 2013, o time foi rebaixado da Série A para a Série B, terminando em 17º lugar na classificação – uma façanha extremamente rara. O FC já ganhou 30 títulos do campeonato.

O pior desempenho da seleção brasileira de futebol foi nas semifinais da Copa do Mundo de 2014. O jogo entre Brasil e Alemanha foi disputado em Belo Horizonte. A seleção nacional sofreu até cinco gols na primeira meia hora. Resultado final: 1:7. Esta é a derrota mais devastadora para a seleção brasileira e a primeira em casa em 39 anos. Fred Chaves Geddes, jogador do Fluminense na época, foi o atacante da seleção nacional.

Publicidade, serviços e donativos

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços em NotíciasdeAveiro.pt.

Aceder a plataforma online.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.