
O município de Oliveira de Azeméis abriu um concurso de conceção para criação do chamado ‘Parque Fluvial 365’.
A intervenção a projetar inclui, ainda, uma proposta para a requalificação dos edifícios contíguos, anexo e da envolvente da estação de caminho de ferro no centro da cidade.
Além da requalificação do edificado existente, a autarquia pretende “reforçar a singularidade do local, no seu contexto urbano”. Está previsto a instalação de uma unidade de acolhimento de peregrinos, estudantes estrangeiros e artistas residentes, bem como a criação de Museu da Linha do Vale do Vouga (decoração com peças antigas ligadas à ferrovia).
O concurso público para a realização dos estudos necessários, em dois lotes, tem como valor do preço base, no total, de 15.000 euros.
Segundo o aviso publicado pela autarquia oliveirense, está prevista a possibilidade do vencedor do concurso de conceção realizar o desenvolvimento de parte do projeto vencedor, mediante procedimento por ajuste direto.
O prazo para a execução dos projetos é de 30 dias, após a consignação.
A ‘Praia Fluvial 365’ (um parque que poderá ser utilizado durante todo o ano, daí a referência aos 365 dias no seu nome) enquadra-se na melhoria da zona de lazer do Pedregulhal, em Ossela, sendo assumido pela Câmara como “um projeto com potencial turístico complementado com outras opções de visita e fruição na freguesia” onde está localizada a Casa Museu Ferreira de Castro.
Oliveira de Azeméis não dispõe de qualquer praia fluvial. A área de intervenção corresponde a uma área de cerca de 60.000 metros quadrados.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).






