Ol. do Bairro / Jornadas Europeias do Património: Atenção especial ao público sénior e infantil

359
Estúdio da Radiolândia, Oliveira do Bairro.

A Rede de Museus de Oliveira do Bairro associa-se uma vez mais às Jornadas Europeias do Património com uma programação própria, destinada ao público sénior e infantil, que se vai desenrolar entre os dias 25 e 28 de setembro.

As primeiras atividades programadas vão realizar-se no Museu de Etnomúsica da Bairrada, localizado na vila do Troviscal, com a iniciativa “Histórias com História”, dirigida à população sénior.

Com duas sessões diárias, às 10h30 e 14h30, de 25 a 27 de setembro, esta atividade tem por objetivo reviver momentos importantes da história da música, da cultura e das tradições em geral, na Região da Bairrada. Os participantes serão convidados a ver e ouvir imagens e sons de outros tempos, para que possam colaborar, com o seu saber e experiência, na construção de um conhecimento mais aprofundado sobre a história e as raízes da música na Bairrada.

Para o público infantil, crianças entre os 5 e os 12 anos, a Radiolândia – Museu do Rádio, sedeada na vila de Bustos, preparou a atividade “Nunca mais é sábado – Um dia no Laboratório”, que vai decorrer no dia 28 de setembro, às 15h00.

Neste ateliê, os mais pequenos vão transformar-se em verdadeiros conservadores/restauradores e, de uma forma divertida, contactar com a importante tarefa de conservação do património a que os museus se dedicam. Esta atividade tem como objetivo sensibilizar os mais novos para os valores do património e da sua conservação, proporcionando muita diversão e um momento bem passado na Radiolândia.

Todas estas atividades são gratuitas, carecendo apenas de inscrição antecipada, a ser feita através dos contactos de e-mail museus@cm-olb.pt ou telefone 234 732 138 / 939 951 072.

De recordar que a Rede de Museus de Oliveira do Bairro foi distinguida, no passado dia 24 de maio, com o Prémio “Inovação e Criatividade”, da Associação Portuguesa de Museologia, pelo projeto Pianoscópio, que se encontra instalado no Museu de Etnomúsica da Bairrada.

Jornadas Europeias do Património

As Jornadas Europeias do Património (JEP) são uma iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia, coordenada em Portugal pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), que tem como objetivo principal sensibilizar os cidadãos para a importância da salvaguarda do património.

As JEP têm este ano como tema “Artes Património Lazer”, que pretende “destacar as muitas facetas do património ligadas às artes, como fonte de entretenimento, e ao lazer, que nos permitem a todos viver outras dimensões da vida quotidiana, apropriando-nos de uma parte da cultura, tornando-nos autores, especialistas, guardiões e protagonistas”.

Publicidade, Serviços & Donativos