
Entrou na Redacção do Jornal ao final da tarde, mostrando um ar preocupado.
Foi directo até à sua secretária, situada no meio da sala grande. Despiu o casaco e colocou-o no cabide improvisado que eram as costas da cadeira. De um dos bolsos, tirou o pequeno bloco de apontamentos e a velha esferográfica. Balbuciou um boas-tardes meus senhores e lá foi ele até ao fundo da sala, onde estava a chefia da Redacção. Passada vigorosa e um ar…preocupado.
– Boa tarde, chefe!
– Boas. Então, menino?!…
– Precisava de falar consigo, temos um problema.
– Um problema?!!! Diga…
– Preciso de uma página.
O chefe da Redacção, absorvido em papelada (telexes de agências…), tirou os óculos, olhou bem nos olhos o jovem repórter e…
– Uma página! Que serviço é que foi fazer?
– O Tribunal de Polícia!
O Tribunal de Polícia era uma secção das páginas do “Grande Porto”, onde se relatavam os pequenos casos criminais que as polícias remetiam à Justiça, julgados em processos sumários. Na altura, não ocupava mais do que um quarto de página, quando havia algo para contar.
– Então você quer uma página para o Tribunal de Polícia! Deve ter uma história do arco-da velha! disse o chefe surpreendido. O que é que se passou?!!!
– Não, não tenho nenhuma história do arco-da-velha, respondeu o jovem repórter. “Nem se passou nada de especial, mas preciso de uma página, reafirmou, mantendo a fisionomia de firmeza.
– ???
– É que, sabe chefe, o juiz era…g-a-g-o!!!
Acabaram os dois às gargalhadas.
Um dos protagonistas foi Costa Carvalho recentemente falecido. Foi um dos mais prestigiados jornalistas do país. O único que atingiu a direcção dos três jornais que, na altura, se publicavam no Porto: Primeiro de Janeir, O Jogo e Comércio do Porto. O episódio referido aconteceu em “O Comércio do Porto”, quando era chefe de Redacção (o equivalente hoje a editor chefe). Tratava afectuosamente os jornalistas mais novos por “menino(s)”.
Jesus Zing
140226
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Montra Online NotíciasdeAveiro.pt
Consulte as oportunidades (artigos e serviços).
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo . Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais ( mais informações aqui ).




