Mosteiro de Arouca.

O Património Cultural IP lançou um concurso público para trabalhos de conservação e restauro no deambulatório e coro do Mosteiro de Santa Maria de Arouca.

A intervenção tem como preço base 850 mil euros, contando com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

É o terceiro concurso público da Património Cultural naquele monumento nacional religioso localizado no centro da vila arouquense.

Encontram-se a decorrer os concursos de mais duas empreitadas: uma para trabalhos de conservação e restauro na ‘Sala do Capítulo’, recuperação de azulejaria e outros melhoramentos orçados ao todo em 200 mil euros; a segunda diz respeito a trabalhos de conservação e restauro da capela-mor, que tinham como valor base 511.740 euros.

O mosteiro de Arouca é considerado a maior construção granítica do género em Portugal, originalmente construído no século X.

A sua atividade monástica foi o motor de desenvolvimento económico, social e gastronómico do concelho, que cresceu em seu redor.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).