Navigator, Cacia.

A Navigator assinou com o Banco Europeu de Investimento (BEI) um empréstimo de 40 milhões de euros para apoiar os investimentos da empresa para alcançar a “neutralidade carbónica”.

O financiamento, explica a empresa, vai “acelerar o plano de descarbonização” delineado “e apoiar a inovadora fábrica de Aveiro destinada à produção de embalagens de celulose moldada a partir de pasta de eucalipto.”

Um projeto no âmbito da iniciativa TechEU do BEI para “acelerar a inovação na UE, promovendo a descarbonização industrial e transformando os processos industriais com ideias e soluções competitivas e de baixo carbono.”

Segundo a Navigator, o acordo de financiamento enquadrado pelo programa InvestEU, que estabelece “prioridades estratégicas do BEI em matéria de ação climática e bioeconomia”, bem como no plano REPowerEU, destinado “a reduzir a dependência das importações de combustíveis fósseis.”

O empréstimo de 40 milhões de euros é a primeira tranche de um financiamento total de 80 milhões de euros já aprovado pelo BEI.

A The Navigator Company é um produtor integrado de floresta, pasta, papel, tissue, soluções de embalagem sustentáveis e bioenergia, com sede em Portugal e fábricas em Aveiro, entre outras localizações.

Os investimentos irão contribuir para “a implementação de tecnologia de produção de baixo carbono e produtos inovadores nas atuais instalações de pasta, papel e embalagens”, sendo que “as melhorias ambientais incidirão sobre a utilização de energia renovável e medidas de eficiência energética, incluindo a conversão de fornos de cal existentes para utilização de biomassa, a construção de uma nova caldeira a biomassa, novas turbinas de cogeração e novas centrais fotovoltaicas.”

Os investimentos apoiarão também o desenvolvimento de produtos inovadores de base florestal destinados a substituir as embalagens plásticas de origem fóssil e a fábrica pioneira mundial da empresa em Aveiro, para a produção de embalagens de celulose moldada a partir de pasta de eucalipto. “O projeto reduzirá as emissões de gases com efeito de estufa e aumentará a eficiência energética, contribuindo para mitigar as externalidades negativas da indústria de pasta e papel”, destaca a empresa.

A Navigator é a terceira maior exportadora em Portugal e a maior geradora de valor Acrescentado nacional, representando cerca de 2,5% das exportações nacionais de bens, e mais de 30 mil empregos diretos, indiretos e induzidos. Em 2024, teve um volume de negócios de €2,088 mil milhões. Mais de 91% dos seus produtos são vendidos para fora de Portugal e têm por destino 134 países.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).