Museu de Aveiro apresenta presépios antigos

179
Museu de Aveiro.
Smartfire 728×90 – 1

No sentido de reforçar a tradição do presépio na cultura e tradição portuguesa, neste período poderão ser visitados vários presépios em espaços públicos, museus e igrejas do centro histórico e turístico de Aveiro.

Assim, o Museu de Aveiro | Museu Santa Joana apresentará a exposição “A Arte dos Presépios Portugueses na Coleção do Museu” de 8 de dezembro a 14 de janeiro. Consiste numa mostra que apresenta os diversos presépios da coleção do Museu de Aveiro/Santa Joana desde o séc. XVI ao séc. XX explorando as narrativas presentes sobretudo nos “presépios em maquinetas”, os quais tiveram, em particular através do labor dos Barristas Aveirenses, grande expressão na cidade e lhe conferiram características particulares.

A exposição, com entrada livre, poderá ser apreciada de terça a domingo das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00.

A partir da visita a esta exposição, será possível aos mais novos participar no atelier para criação de novos e diversos materiais de natal, tais como, postais, cartazes, prendas e embrulhos, bonecos e fantoches em papel, presépios em barro, em cartolina, entre outros e ainda pintar azulejos com engobes coloridos. A participação nos ateliers são efetuados sob marcação prévia, e em grupos com máximo de 16 e o mínimo de oito crianças.

As inscrições, no valor de 2,50€ por sessão, podem ser efetuadas através do telefone 234 423 297.