Igreja Matriz da Murtosa.

A Câmara da Murtosa aprovou, recentemente, em reunião de executivo, a celebração de protocolos de colaboração com as cinco paróquias do concelho no valor global de 75.000 euros A verba é destinada a comparticipar obras de reabilitação, conservação e do edificado religioso.

Estão em causa trabalhos regulares em igrejas, capelas e outros espaços sob jurisdição das paróquias do concelho, que representam habitualmente encargos elevados para as mesmas dada a antiguidade da maior parte do edificado, obrigando mesmo a angariação de fundos junto dos paroquianos.

“Para além de locais de culto, as nossas igrejas são espaços de cultura, pelo interesse arquitetónico das edificações e pelos elementos patrimoniais que elas albergam, como estatutária, arte sacra, azulejaria, entre outros”, refere a edilidade.

Os apoios financeiros ajudam também a manter espaços circundantes, como adros e jardins, considerados “espaços de encontro e vivências sociais” das populações.

A Câmara garante que manterá “um papel interventivo” no apoio a instituições que desenvolvam atividades “promotoras ou valorizadoras do património e da cultura” local, uma vez que são “parceiras determinantes na concretização dos seus objetivos”.

Apoios

Fábrica da Igreja Paroquial do Bunheiro (15.000) Fábrica da Igreja Paroquial da Torreira (15.000 euros), Fábrica da Igreja Paroquial do Monte (15.000 euros), Fábrica da Igreja Paroquial de Pardelhas (15.000 euros) e Fábrica da Igreja Paroquial da Murtosa (15.000).

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Montra Online NotíciasdeAveiro.pt

Consulte as oportunidades (artigos e serviços).

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo . Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais ( mais informações aqui ).