Murtosa: COMUR expõe miniaturas de embarcações da pesca do bacalhau

337
Artesão João Carlos Vieira Felício.
Dreamweb 728×90 – Video I

A COMUR-Museu Municipal da Murtosa inaugura a 10 de agosto, pelas 17:30, a primeira exposição de miniaturas de embarcações da pesca do bacalhau do artesão João Felício.

A mostra estará patente ao público até ao dia 8 de setembro, de terça a domingo, das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 18:00. Entrada livre.

João Carlos Vieira Felício nasceu no lugar do Ribeiro, na Murtosa, no dia 14 de agosto de 1955. Depois de concluir o ensino primário, foi trabalhar para a pesca, na ria, acompanhando o seu pai. Aos 17 anos embarcou pela primeira vez num navio bacalhoeiro, tendo andado na pesca longínqua durante cerca de 6 anos. Emigrou, em 1980, para os Estados Unidos da América, onde trabalhou, durante mais de três décadas, na construção civil. Regressou à sua terra natal, tendo-se estabelecido no lugar de Santo Estevão, onde reside.

O gosto pela arte de construção de miniaturas de embarcações acompanhou-o desde tenra idade, assim como a paixão pela pesca, pelo mar e pela ria. Autodidata, foi aperfeiçoando a sua técnica, estudando as caraterísticas de cada barco, com recurso a livros da especialidade, por forma a produzir, com fidelidade, réplicas em miniatura das embarcações originais.

Publicidade, Serviços & Donativos