
O Atendimento Social Integrado (ASI) do Município de Ílhavo e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Ílhavo têm, desde a passada terça-feira (29 de abril), novas instalações, após a conclusão da primeira fase das obras de remodelação do rés-do-chão do Edifício dos Paços do Concelho.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
A intervenção realizada permite aumentar a capacidade de resposta da Divisão de Desenvolvimento Social e Saúde, de forma a abranger os serviços e valências que a Câmara Municipal de Ílhavo passou a assumir, com a transferência de competências da área da Ação Social e Saúde do Estado para a autarquia, em outubro de 2022 e maio 2023, respetivamente.
Nesta reorganização do piso 0 do edifício da Câmara Municipal foi aproveitada a antiga Galeria de Exposições, que se encontrava desativada há vários anos, sendo usada apenas como zona de arquivo e de arrumação.
Esta ala passa, então, a albergar, em exclusivo, a Divisão de Desenvolvimento Social e Saúde (DDSS), bem como a CPCJ de Ílhavo (cumprindo desta forma o normativo veiculado pela Comissão Nacional), que terá uma localização mais preocupada com a carater de privacidade e de confidencialidade, conferindo-lhe ainda autonomia dos demais serviços da Câmara.
O novo espaço abrange, também, o Balcão da Inclusão, adaptado a pessoas com mobilidade condicionada, acolhendo, ainda, as equipas do Radar Social, da EMACE – Equipa Multidisciplinar de Apoio à Comunidade Educativa, da Maior Idade e da equipa geral da DDSS.
Para tal, esta zona do edifício inclui uma área de atendimento geral, uma área de atendimento dedicada à CPCJ, duas salas de espera, cinco gabinetes de atendimento (um deles adequando ao público infantil e outro preparado para receber pessoas com mobilidade condicionada), seis gabinetes de trabalho, uma sala de reuniões, uma zona de arquivo, instalações sanitárias adaptadas a pessoas com mobilidade condicionada, tanto na área de atendimento, como junto às escadas de acesso ao Salão Nobre do Município.
Tendo em conta o caráter sensível do trabalho ali desenvolvido, houve um especial cuidado na escolha dos materiais e na organização do espaço. Procurou-se criar um ambiente harmonioso, tranquilo e confortável, tanto para munícipes, como para colaboradores, com acessibilidades para todos e zonas de atendimento de maior privacidade. Os serviços aqui prestados estão representados numa nova identidade gráfica, com foco na proteção, na família e na comunidade.
Numa segunda fase, será remodelada, dentro dos próximos meses, a ala poente do piso 0 da Câmara Municipal de Ílhavo, que será reconfigurada para acolher os serviços de suporte ao atendimento geral ao munícipe, bem como o atendimento ao público das restantes áreas municipais. Nesta ala será também instalada uma área de arquivo de maiores dimensões e um novo e moderno gabinete destinado à desmaterialização de processos físicos.
A intervenção realizada em ambas as alas foi adjudicada por 537.862,26 euros, acrescidos de IVA. Este investimento permitirá aumentar a qualidade de serviço prestado aos munícipes por via da melhoria das condições de trabalho das equipas do Edifício dos Paços do Concelho.
Câmara de Ílhavo
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.