
Afonso Henrique nasceu em Ermesinde a 9 de Julho de 1948,no seio de uma família pobre e numerosa. Seu pai era funcionário da Universidade do Porto.
Por Fernando Ferreira Dias *
O problema de saúde físico-motora que o marcou para a vida, levou-o a viajar e conhecer artistas espanhóis, italianos e portugueses, alguns com oficinas em Viana do Castelo, Montemor-o-Novo, Barcelos e Setúbal.Andou na escola Ramalho Ortigão e tirou o curso de Pintura na Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis,no Porto.Andou na Escola de Belas Artes no Porto, onde foi aluno de grandes mestres como José Rodrigues e Júlio Pomar tendo concluído o curso geral de pintura e de escultura e bolseiro da Fundação Gulbenkian de 1969 a 1971.
Colaborou com a Fabrica de Massarelos,foi vitrinista,fez decoração de cafés, bares, restaurantes e hotéis na região do Porto.
Foi professor de desenho e modelação cerâmica na Escola Comercial e Industrial de Aveiro (hoje Escola Mário Sacramento) desde 1972 e colaborou com as fábricas cerâmicas da zona de Aveiro (Faianças S. Roque, Aleluia, Artibus e Vista Alegre…)
Foi no grês que viu a base da pasta para os seus trabalhos escultóricos… Foi professor de artes plásticas no Conservatório Gulbenkian de Aveiro, onde foi seu colaborador Vasco Branco.É Engenheiro Cerâmica pela Universidade de Aveiro.Ajudou a fundar o Aveiro Arte de onde depois se afastou.
Esteve ligado à 1ª feira de Artesanato de Aveiro, em 1975, que depois seria a FARAV. Foi um dos iniciadores da Bienal de Cerâmica, com Vasco Branco.
Atualmente mantém a sua atividade artística tendo um atelier-venda no Mercado Municipal Manuel Firmino desta cidade de Aveiro.
Possui esculturas suas em coleções públicas e privadas, bom com por muitas ruas e cidades do país.
É o autor das peças de arte mais fotografadas em Aveiro: as quatro estátuas de bronze de figuras regionais na Ponte-Praça. São o marnoto, a salineira, o fogueteiro e a parceira do ramo.Recentemente fez duas novas figuras regionais para a Câmara de Aveiro, as quais ainda não viram a luz do dia: o peixeiro e a peixeira.
Continua a fazer varias exposições individuais e coletivas, como as da Cooperativa árvore no Porto. Recentemente fez uma exposição em Paris na “Gallery Templan”, sobre o tema “Esculturas Cerâmicas de Arte Portuguesa”, que decorreu de 3 a 31 de Julho de 2025.
Um homem que não nascendo aqui, apaixonou-se pela nossa terra e muito tem contribuído para que Aveiro seja uma bela cidade (+ informações).
* Série de publicações ‘Personagens que fazem Aveiro’. Artigo publicado em Aveiro na História.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).