Melhores locais para atividade física no exterior em Aveiro

908
Ponte de ligação da Baixa de Santo António ao parque Infante D. Pedro (Aveiro).
Dreamweb 728×90 – Video I

Seja inverno ou verão, o exercício físico é importante para a saúde do ser humano e com o confinamento com o qual temos de lidar, todos procuramos uma pequena escapadela de casa. Uma das melhores maneiras de o fazer é trocar os espaços fechados por um bom treino ao ar livre.

Portugal tem imensos locais ideais para quem gosta de fazer exercício ao ar livre, mas o nosso foco hoje é a zona de Aveiro, portanto sem mais demoras, vamos explorar os 6 melhores locais para atividade física no exterior em Aveiro:

Parque Infante Dom Pedro

O Parque Infante Dom Pedro é um dos parques mais conhecidos de Aveiro e por boa razão. É um parque que combina a natureza com elegância. Este parque costumava ser propriedade do Convento de Santo António e tem vários elementos da Arte Nova, como a escadaria com fonte, a cascata, painéis de azulejos e ainda a Casa de Chá.

O lago que cobre uma grande parte do parque e casa dos patos dão uma paisagem incrível que, junto com as máquinas de exercícios lá colocadas pela câmara de Aveiro, tornam este local bastante requintado para apreciadores de atividades físicas.

Torreão, Parque Infante D. Pedro, Aveiro.

Existem várias pessoas que optam por praticar exercício no Parque Infante Dom Pedro, devido à paz, tranquilidade e harmonia que o parque tem.

Qualquer que pratique atividades físicas neste parque, rapidamente verá que o ar fresco, o som dos patos e a paisagem verde só trazem benefícios, tanto a nível físico como psicológico.

São inúmeras as possibilidades de exercícios a praticar neste parque, mas os mais famosos passam pela corrida e ciclismo pela Avenida das Tílias, abdominais, elevações e flexões nas máquinas do parque e outros.

Passadiços da Ria de Aveiro

Os Passadiços da Ria de Aveiro localizam-se na zona de Esgueira, a 10 minutos do centro de Aveiro, e definitivamente merecem um lugar nesta lista. São 7,5 km (15 km ida e volta) que proporcionam um passeio único e intocado, repleto de paisagens lindas e sem igual.

Tem início no Canal de São Roque e termina em Vilarinho, junto ao Rio Vouga. Estes passadiços passam por sapais, pinhais, pequenos bosques, sempre acompanhados da bela Ria de Aveiro. Além disto, ainda é possível apreciar as várias embarcações pequenas naufragadas, pequenas ilhas desertas e vários painéis com informação cultural sobre a zona.

Passadiços de Aveiro.

Este local é perfeito para quem gosta de correr, fazer caminhadas ou até mesmo ciclismo. Estes 7,5 km são planos, mas não se enganem a pensar que não propõem um desafio interessante. Contudo, aconselhamos que usem calçado apropriado a caminhadas na natureza, água, snacks saudáveis, chapéu e ainda protetor solar. Existe um café a meio do percurso, mas este tende a abrir apenas na Primavera e Verão.

Parque de Santo António

Mesmo em frente ao Parque Infante Dom Pedro encontra-se o Parque de Santo António. Foi criado na década de 80 e é o parque perfeito para praticantes de ténis, futebol e atividades radicais.

Apesar de não ter tantas árvores ou vegetação como no Parque Infante Dom Pedro, o Parque de Santo António possui um lago grande e bonito com uma ponte digna para tirar boas fotos, e tem ainda vários percursos para apreciadores de corrida e caminhada.

Parque da Baixa de Santo António, Aveiro (Foto de Rosa Maria Vidal).

Este parque tem um campo de ténis para todos os que queiram praticar o desporto, sem quaisquer custos. Contudo, quem pretender praticar ténis aqui, terá de levar os materiais necessários, como as raquetes e as bolas.

Um pouco mais à frente do campo de ténis, mais perto da universidade de Aveiro, há ainda um campo de futebol, onde frequentemente vemos jovens a praticar o desporto. Por fim, este parque possui ainda um parque infantil, pelo que é o local perfeito para famílias.

 

 

Praia da Barra

Na altura da Primavera e Verão, é muito comum ver atletas e praticantes de atividade física na Praia da Barra. Porquê? A Praia da Barra, além de proporcionar uma paisagem agradável, tem quatro ginásios outdoor, num percurso que liga a praia da Barra à praia da Costa Nova. Estes ginásios são completamente gratuitos e nas laterais de cada máquina, existem várias sugestões de exercícios que permitem trabalhar todos os grupos musculares.

Além disso, a Praia da Barra tem ainda um passadiço de madeira que permite correr uma grande distância, o que torna uma excelente opção para apreciadores da corrida. E se corridas em passadiços parecerem demasiado fáceis, há sempre a opção de correr à beira-mar, sendo que a areia proporciona um desafio interessante para as pernas do atleta.

Passadiços da praia da Barra, Ílhavo.

E claro, não podemos esquecer de que as ondas da Praia da Barra são famosas e qualquer praticante de surf, bodyboard ou até mesmo kitesurf são bem vindos. Caso não tenhas o material necessário, basta dirigires-te a ao clube e alugares ao material.

Parque do Cais da Fonte Nova

O Cais da Fonte Nova é um dos locais mais famosos e belos de Aveiro. No fundo temos o belíssimo Centro de Congressos de Aveiro e no seu centro a terminação do canal da Ria de Aveiro, normalmente habitada por patos e gaivotas.

No parque do Cais da Fonte Nova, existem máquinas de musculação na qual os praticantes de desporto podem exercitar, usando a força do seu corpo como contrapeso. É a melhor forma de exercitar e evitar ruturas musculares a quem se aventure a usá-las.

Lago da Fonte Nova, Aveiro.

Além destas máquinas, existe ainda um campo de basquetebol e um campo de futebol, lado a lado. É muito frequente ver praticantes destes dois desportos lá presentes e muitas vezes aceitam a inclusão de novos atletas que queiram participar. Ambos campos têm todas as condições necessárias para o jogo em si, embora seja preciso levar a bola para ambos casos.

Para os amantes de caminhadas e corridas, existe ainda o passeio que acompanha toda a Ria de Aveiro, desde o Cais da Fonte Nova até ao Rossio. E tal como o Parque de Santo António, o Parque do Cais da Fonte Nova também possui um parque infantil.

Cascata da Cabreia

A cerca de 40 km do centro de Aveiro, temos a Cascata da Cabreia. Este é, sem qualquer dúvida, o melhor sítio para todos os que gostem de caminhadas na natureza e escalada. Esta cascata tem mais de 25 metros de altura e para chegar até à Cascata em si, é preciso passar por vários caminhos selvagens, subir rochas e atravessar pontes.

Existe imensa vida selvagem na zona, bonita de observar enquanto se aprecia uma refeição nas mesas de pedra lá postas para esse fim.

Cascata da Cabreia, Sever do Vouga (foto Vagamundos.pt).

É sempre recomendado um calçado apropriado, com muita aderência ao piso, pois a cascata e água do rio criam muita humidade e musgo nas rochas, que pode originar quedas e lesões.

A caminhada até à Cascata da Cabreia é um excelente exercício para pernas, glúteos e ainda abdominais, além de que a paisagem final é excelente.

Encontra o teu Personal Trainer na Wemovit

São incontáveis os locais para atividade física no exterior na zona de Aveiro e todos eles dignos de visitar. Resta só decidires se pretendes fazer os treinos com ou sem acompanhamento. Se optares por teres um profissional a teu lado, a guiar-te e ajudar a fazer os exercícios da forma correta para obter melhores resultados e diminuir a probabilidade de lesões inesperadas, então deverás contratar um personal trainer.

A plataforma wemovit tem um grande leque de personal trainers à tua disposição, só precisas de escolher o personal trainer certo para os teus objetivos.

Publicidade, Serviços & Donativos

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação institucional ou não jornalística, nomeadamente o canal ‘Comunicados’, assim como informação útil, promoções comerciais ou inclusão de referências publicitárias, como é o caso deste artigo, utilizando os canais ‘Iniciativas’, ‘Roteiro’ e ‘Aveiro Work Point’ »» ler estatuto editorial