
O município da Mealhada “reafirma o seu compromisso político com a valorização responsável das Termas de Luso, em articulação com entidades nacionais, regionais e locais”. Declaração da vice-presidente da Câmara, Filomena Pinheiro, na sequência da participação num encontro organizado pelo Turismo de Portugal e pela Associação das Termas de Portugal para dar conta dos requisitos para a certificação da Norma Portuguesa ISO 21426:2022 em estabelecimentos termais
O “objetivo” da autarquia bairradina passa por “afirmar o Luso como um polo de saúde e bem-estar de referência”, pelo que “pretende-se reforçar a competitividade do território, gerar valor económico, promover a coesão territorial e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, assegurando um desenvolvimento sustentável ao longo de todo o ano”.
A nota municipal recorda que o “turismo de saúde e bem-estar — e, em particular, o termalismo — assume uma relevância crescente” na estratégia nacional para promoção da atividade turística.
O encontro promovido pelo Turismo de Portugal e pela Associação das Termas de Portugal destacou “o elevado potencial do setor termal, sublinhando-se que cerca de 13% dos turistas visitam termas, o que revela uma margem significativa de crescimento, sobretudo quando associada a elevados padrões de qualidade, segurança e confiança”.
A Norma Portuguesa ISO 21426:2022 foi apresentada “como um instrumento estruturante para a qualificação dos estabelecimentos termais, promovendo a excelência dos serviços, a transparência dos processos e a credibilidade do setor, através de um modelo de certificação com reconhecimento internacional.”
Segundo a edilidade, “a iniciativa evidenciou ainda a importância da sustentabilidade, da inovação e da adaptação às novas tendências do turismo de bem-estar, destacando boas práticas na gestão responsável dos recursos naturais, na eficiência energética e hídrica, no envolvimento das comunidades locais e no combate à sazonalidade, posicionando o bem-estar como um novo eixo estratégico de valorização turística.”
Na Mealhada revesta de “particular relevância” a dinamização termal da Vila do Luso, “detentora de um recurso singular, que são as suas águas termais, que constituem um ativo estruturante do território, da identidade local e do desenvolvimento económico”.
Por isso, entende-se que “a valorização das Termas de Luso deverá assentar numa abordagem integrada e sustentável, alinhada com elevados padrões de qualidade, certificação e inovação.”
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).






