‘Maio do Azulejo’ em Ovar

1205
Azulejaria, Ovar.

A terceira edição do ‘Maio do Azulejo’ arrancou em Ovar com a inauguração da exposição “Da fotografia ao azulejo” de José Luis Mingote.

Até 31 de maio, o azulejo será protagonista de um programa diversificado que contempla visitas guiadas, oficinas, exposições, educação patrimonial e atividades lúdicas, direcionadas para vários públicos, miúdos e graúdos, visitantes, turistas e população local, com o objetivo de promover o valioso património azulejar vareiro.

Ovar é a “cidade museu vivo do azulejo” – epíteto atribuído por Rafael Salinas Calado.

O programa arrancou com a exposição “Da fotografia ao azulejo” de José Luis Mingote, uma exposição itinerante que já passou pelo Museu de Antropologia de Madrid e Museu de Arte Popular de Lisboa. O autor conduz os participantes numa viagem entre o museu de Ovar e a estação de caminhos de ferro de Ovar a 29 de maio.

Um dos grandes destaques da edição deste ano é a Oficina de Pintura de Azulejo, a decorrer entre 7 e 10 de maio, com o propósito de criação de um Painel Comunitário com 1400 azulejos, a ser instalado no Mercado Municipal de Ovar, sobre o tema “Caldeirada de Peixes”.

Outra nas novidades é o projeto “CLICK” que pretende em formato “Raide” fotográfico, convidar visitantes e população local a descobrirem o património azulejar de todo o concelho de Ovar.

Na mesma linha de experimentação e aproximação a todo o território Vareiro e outros patrimónios, as visitas guiadas e oficinas de pintura em azulejo programadas, estimulam os participantes a tomarem contacto com o património natural “Mar e Ria”, com a descoberta das igrejas matriz de Ovar, Cortegaça e Válega, e ainda ao contacto com a gastronomia local, neste caso o Pão de Ló e a Caldeirada de peixe.

De sublinhar ainda as iniciativas realizadas com a comunidade escolar do concelho, com a inclusão no programa da ação SOS AZULEJO ESCOLAS 2019.

Para mais informações, consulte as páginas https://www.facebook.com/OvardoAzulejo/ ou https://cultura.cm-ovar.pt/pt/menu/2783/maio-do-azulejo.aspx

Publicidade, Serviços & Donativos