Luís Souto.

Luís Souto, 61 anos, docente da Universidade de Aveiro, tornou-se nas eleições autárquicas realizadas este domingo o primeiro presidente da Assembleia Municipal de Aveiro a ser eleito para presidir à Câmara local, encabeçando a renovada coligação PSD-CDS-PPM, que não manteve a maioria absoluta no executivo onde entra, pela primeira vez, o Chega (1). A Aliança elegeu quatro vereadores, o PS outros quatro.

Eleições autárquicas ao minuto via RTP | Eleições autárquicas 2025 – Resultados on line

A Aliança com Aveiro, que começou a campanha com a designação Aliança Mais Aveiro, entretanto abandonada por imperativos legais, obrigando a retomar a denominação lançada por Ribau Esteves em 2013, prolongará para quatro os mandatos seguidos da coligação formada três partidos da histórica Aliança Democrática e seis mandatos se forem tidas coligações PSD-CDS.

“Nós resistimos, houve aqui realidades novas que não existiram no passado” – Luís Souto

“Sentimento de emoção e gratidão” foi o que Luís Souto quis “mais realçar” à chegada à sede de campanha, mostrando-se empenhado em dar o melhor pelos aveirenses. “É uma vitória muito doce, nós resistimos, houve aqui realidades novas que não existiram no passado”, referindo-se ao Chega. Apesar da perda da maioria absoluta, disse que “o resultado é muito bom. Sempre que há mudança de ciclo e líder carísmático é normal alguma quebra, mas a vitória é muito clara e não deixa dúvidas. Na altura devida ponderaremos os entendimentos, sempre tendo em conta o interesse dos aveirenses, agora vamos trabalhar, refletir sobre os cenários”, acrescentou sobre a reconfiguração do executivo. Deixou ainda uma palavra ao irmão Alberto, do PS: “deu o seu contributo como aveirense, o seu melhor, com uma proposta distinta e até oposto, mas esteve aqui em nome do amor a Aveiro, fomos criados assim, ambos gostamos imenso de Aveiro”. Quanto à ‘herança’ de Ribau Esteves, o novo presidente manteve irá pretende dar andamento a “um ciclo de valorização e andar para a frente com todos os projetos que já tinham grau de maturação”

A perda de votos da Aliança com Aveiro custou a maioria absoluta. Passou de seis para quatro vereadores no executivo, onde estará a governar em minoria. O PS passou de três para quatro, não tendo os votos suficientes para alcançar a presidência. Novidade é a entrada do Chega, com a eleição de Diogo Machado.

Resultados para a Câmara

PSD-CDS-PPM
15.240 votos
4 eleitos
Luís Souto
Rui Santos
Ana Cláudia Oliveira
Pedro Almeida

PS
13.040 votos
4 eleitos
Alberto Souto de Miranda
Paula Urbano Antunes
Rui Castilho Dias
Marta Ferreira Dias

Chega
4.221 votos
1 eleito
Diogo Machado

Alberto Souto perde segunda tentativa de regressar à Câmara

Exatamente vinte anos e quatro dias depois de ter perdido o terceiro mandato para Élio Maia (PSD-CDS), Alberto Souto perdeu pela segunda vez a tentativa de voltar à presidência da Câmara. Ainda que tenha conseguido mais um vereador que em 2021 e reconquistado uma freguesia, faltaram votos para o objetivo traçado.

Discurso direto

“Já enderecei os parabéns ao meu irmão, desejo-lhe as maiores felicidades. Nós fizemos uma campanha que nos orgulhamos, extraordinária mesmo cremos nós. Ainda assim, não foi suficientemente eficaz para chegar às freguesias rurais com intensidade necessária para recuperar o enorme diferencial de votos que tínhamos, de nenhuma freguesia, com metade dos votos. Recuperámos muito, mas não foi suficiente. Ficou esse caminho feito, com muita pena, tínhamos grandes projetos, ideias que nos pareciam as melhores para Aveiro. A democracia é assim mesmo, portanto honra para os vencedores. Estava esclarecido em campanha que não vou assumir o lugar de vereador” – Alberto Souto (candidato do PS).

Chega entra na Câmara à segunda candidatura, intrometendo-se entre coligação PSD-CDS-PPM e o PS

Diogo Machado, antigo deputado municipal do CDS, faz história pelo Chega ao ser eleito vereador. Destacou, no balanço do escrutínio, também o crescimento eleitoral nas freguesias do concelho.

Discurso direto

“Somos, depois destas eleições autárquicas, um partido implantado no terreno autárquico da nossa Terra. E se, agora, o Partido elegeu um vereador, estou absolutamente seguro que lançámos hoje a semente para uma colheita melhor, num futuro não muito distante.
Somos, e seremos, o pêndulo da balança governativa, sempre com Aveiro e os Aveirenses como bússola. Somos, e seremos, o garante de que nunca mais o expúreo se sobreporá ao fundamental e ao prioritário. O nosso Programa é claro: estaremos, sempre e em qualquer momento, do lado e ao lado dos Aveirenses, fortes e determinados a cumprir o nosso Compromisso com Aveiro” – Diogo Machado (Chega).

Aliança mantém maioria absoluta na Assembleia Municipal / IL e Livre estreiam-se / PCP, BE e PAN deixam de ter eleitos

Miguel Capão Filipe, até agora vereador, é o número um da lista da Aliança para a Assembleia Municipal, regressando a um cargo já ocupado.

A coligação PSD-CDS-PPM elegeu para a Assembleia Municipal, diretamente, 12 vogais, a que acrescem 9 presidentes de Junta (ao todo, 21 representantes).

O PS tem agora 9 deputados e um 10º por inerência, o novo presidente da Junta da Glória – Vera Cruz. Os socialistas passaram a ter mais dois eleitos que em 2021.

O Chega passa de 1 para 3 vogais, a Iniciativa Liberal estreia-se com 2 eleitos e o Livre também faz história com 1 deputado.

O Bloco de Esquerda perdeu dois eleitos de uma assentada na Assembleia Municipal e ficou mesmo sem qualquer presença autárquica em Aveiro.

Discurso direto

“Apesar do reconhecimento da qualidade da campanha, da prestação nos debates e entrevistas, e da centralidade que muitas das ideias que lançámos adquiriram na campanha, esta foi uma grande e pesada derrota do Bloco de Esquerda em Aveiro. Tal como foi no resto do país. Farei a minha reflexão pessoal e espero que o partido também a faça nas próximas semanas” – João Moniz, candidato à Câmara e coordenador local do BE.

O PAN, que tinha 2 eleitos no âmbito da coligação com o PS em 2021, também deixar de estar representado.

Discurso direto

“Apesar de não termos conquistado representação, o nosso trabalho e a nossa determinação não terminam aqui. Continuaremos a ser uma voz ativa, vigilante e construtiva em Aveiro, a defender as causas que sempre nos moveram — o ambiente, o bem-estar animal, a justiça social e a sustentabilidade” – PAN Aveiro.

O PCP, uma presença histórica na Assembleia Municipal, deixou de ter o deputado municipal mantido em 2021.

Aliança com Aveiro
1 Luís Miguel Capão Filipe
2 Armando Vieira
3 Sónia Gomes
4 Joaquim Marques
5 Gonçalo Caetano Alves
6 Maria Costa Veiga
7 Leonardo Maio
8 Arlindo Tavares
9 Ana Carlota Braga
10 Manuel Cartaxo
11 Armando Peres
12 Ana Oliveira
(acresce 9 presidentes de Junta por inerência)

PS
1 Cláudia Cruz Santos
2 Fernando Nogueira
3 Rosa Venâncio
4 João Ribeiro
5 Rosa Maria Aparício
6 Jorge Gonçalves
7 Sara Tavares
8 João Sarmento
9 Catarina Feio
(acresce 1 presidente de Junta por inerência)

Iniciativa Liberal
1 Cláudia Rocha
2 Diogo Gomes

Chega
1 Armado Grave
2 Nuno Tavares
3 Matilde Machado

Livre
1 Bruno Fonseca

“Aveirenses ouviram a mensagem liberal” – Miguel Gomes

Miguel Gomes não conseguiu entrar na Câmara onde concorreu pela segunda vez, mas nem por isso deixa de estar satisfeito com o desfecho eleitoral para a Iniciativa Liberal. Pelo contrário. “Tivemos um excelente resultado, com dois eleitos para a Assembleia Municipal, temos agora um grupo, e um eleito para a Glória e Vera Cruz, onde ficámos a frente do Chega. Conseguimos uma votação muito superior a 2021, o que quer dizer que a boa campanha teve impacto e que os aveirenses ouviram a mensagem liberal
Agradecemos a todos os que votaram em nós o apoio e vamos desde já começar a apresentar o que Aveiro precisa para crescer e ser uma cidade do futuro”, declarou o também coordenador local da IL.

Discurso direto

“Na Assembleia Municipal e nas ruas de todo o concelho, seremos a voz do humanismo contra o ódio e a divisão. Seremos a voz dos nossos concidadãos para apresentar soluções aos problemas que Aveiro enfrenta na mobilidade, na habitação, na justiça social, na saúde, na sustentabilidade e na educação – Bruno Fonseca, Livre.

Resultados das eleições autárquicas no concelho de Aveiro

Nas freguesias, a coligação perdeu apenas Glória – Vera Cruz em 10 Assembleias.

Artigo relacionado

Aliança perdeu a presidência da Junta da Glória – Vera Cruz

(em atualização)

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (