Locais abandonados ou esquecidos de Sever do Vouga

18839
Antigas Minas do Braçal, Sever do Vouga (foto de Vasco Figueiras).
Comercio 780

Se visitar algum lugar abandonado siga as regras, não destrua, não roube, não ao grafiti ordinário, não deixe lixo, porque o universo não se esquece dos nossos actos.

Por Vasco Figueiras *

Complexo mineiro do Braçal

O complexo mineiro do Braçal (que inclui as minas do Braçal, Malhada e Coval da Mó) no rio Mau permitiu a exploração de um dos maiores jazigos mineiros da região de Aveiro.

A história do lugar remonta à época romana, tendo sido encontrados objectos em cerâmica que datam do ano 5 a. C. até ao ano 70 d. C., mas foi nos séculos XIX e XX que a exploração cresceu, chegando a ter mais de 700 operários, que extraíam filões de chumbo (Pb), zinco (Zn) e prata (Ag).

Antigas Minas do Braçal, Sever do Vouga (foto de Vasco Figueiras).

Quando pensamos em minas, surge a imagem de uma área sem árvores, árida, com montes de areias e outros inertes… aqui é o oposto.

A floresta tomou para si esta área, trepou, invadiu e destruiu quase tudo, restam algumas paredes que nos transportam para um cenário bucólico. Tentando descrever, porque nem as fotografias fazem justiça à beleza do lugar: uma flora luxuriante, uma floresta crescida e abundante, fetos e musgos que pintam o leito do rio de tons de verde, e as construções esmagadoras e belas.

Parte do rio Mau encontra-se canalizado em túneis artificiais de pedra e cimento, construídos pelo homem.

No entanto, o estado das estruturas é cada vez mais triste, as acácias proliferam junto às construções, os eucaliptos aproximam-se, os muros de bucho morrem, mais alguns telhados e paredes caem, os túneis são destruídos como o túnel do rio que começou a desabar. Atenção – quem lá for tem de ter cautela.

Antigo posto de desnatação (foto de Vasco Figueiras).

Posto de desnatação da Cooperativa Agrícola Vale do Vouga

Sever do Vouga é a capital nacional do Mirtilo, mas já foi uma das capitais do Leite.

A produção de laticíonios como indústria chegou a Sever do Vouga ainda no século XIX, e foi neste território que há quase 100 anos surgiram as primeiras cooperativas de produtores do nosso país.

Durante décadas, em cada uma das nossas aldeias, existiu um posto semelhante a este. Após o ritual diário de ordenhar (ou mungir, ou muger – era assim que eu conhecia) as vacas, as meninas e as senhoras transportavam para aqui as grandes latas com vários litros de leite, e também era nestes locais que de manhã e ao entardecer aconteciam belos momentos de convívio.

Estes edifícios têm sido destruídos porque as estradas precisam ser alargadas, as pedras aproveitadas… Mas também o tempo, a chuva e o sol… e é assim que este património se vai perdendo. Este é um edifício singelo que se ergue num lugar belo, central aos lugares da “serra do Couto”, Coval, Cerqueira, Cercal (de Arões) e Mouta, que histórias nos pode contar?

Acompanhe e partilhe deste desafio pessoal de conhecer melhor o nosso concelho, o gosto amador pela fotografia, por estes locais, pelas minhas e pelas suas histórias.

Trato cada lugar abandonado com o maior respeito na esperança de ser bem recebido, pois só assim conseguirei ter o melhor dele e me divertir. Peço-lhe que se visitar algum lugar abandonado siga as regras, não destrua, não roube, não ao grafiti ordinário, não deixe lixo, porque o universo não se esquece dos nossos actos.

* O autor dá a conhecer estes e outros locais abandonados em Sever do Vouga em https://www.facebook.com/vasco.figueiras

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780