Literatura: Aveiro recebe exposição sobre os 100 anos da Seara Nova

525

Os 100 anos da Seara Nova estão a percorrer o país de norte a sul numa exposição itinerante que dá a conhecer a revista fundada em 15 de Outubro de 1921 por Aquilino Ribeiro, Augusto Casimiro, Azeredo Perdigão, Câmara Reys, Faria de Vasconcelos, Ferreira de Macedo, Francisco António Correia, Jaime Cortesão, Raul Brandão e Raul Proença com o desígnio de elevar o país, ética e culturalmente, criando um espaço de reflexão que mobilizasse à acção.

O longo e por vezes conturbado percurso de resistência, pensamento crítico e acção que completa este ano o seu centenário é assinalado e dado a conhecer na exposição itinerante que será inaugurada na cidade de Aveiro no dia 10 de Janeiro, pelas 16h00, na Biblioteca da Universidade de Aveiro.

A história da fundação e das motivações que levaram à sua criação, os fundadores, o espírito seareiro, os directores e colaboradores ao longo destes cem anos, a intervenção política, as polémicas que se travaram nas páginas da revista, a censura e o seu impacto, a memória gráfica, o passado, presente e futuro são os grandes temas da exposição Seara Nova: 100 anos de acção e pensamento crítico, que ficará patente ao público na Universidade de Aveiro até 26 de Janeiro de 2022, e em seguida continuará a sua digressão pelo país, passando por Porto, Vila Real, Braga, Faro, Setúbal, Évora e Santarém.

Para mais informações sobre o centenário poderá ser consultado o site da revista em http://searanova.publ.pt/centenario/

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.