“Janeiro a Fora” programação de Águeda em reverência ao bem primordial

349
"Janeiro a Fora" , Águeda.
Dreamweb 728×90 – Video I

Ao abrigo da Programação Cultural em Rede do projeto “5 Municípios, 5 Culturas, 5 Sentidos” coordenado pelo Município de Idanha-a-Nova e realizado em co-promoção com os Municípios de Águeda, Óbidos, S. Pedro do Sul e Lousã, arranca um projeto artístico especificamente produzido para a ponte centenária do Rio Águeda.

Até 9 de fevereiro os 5 Municípios ficam unidos pelo mesmo elemento. A substância primordial que em todos habita e que todos transforma: Água.

Em Águeda, um conjunto de instalações criarão um ambiente de som e luz nas águas que chegam até nós descidas da Serra do Caramulo, transportando-nos às recordações do passado e aos tempos das lavadeiras no Rio Águeda. Este projeto compõe-se harmoniosamente de 3 instalações que, em sintonia, proporcionarão um ambiente único:

– “Uma ponte. 5 Arcos. 5 Municípios”: Iluminação multicolorida dos arcos da ponte em representação dos 5 municípios, que se unem através da cor,cujo reflexo nas águas conduz às memórias da ponte centenária.
– “5 Sentidos: A Memória e a Água”: Uma instalação multimédia,onde os 5 municípios estarão representados, patente para o exterior do Posto de Turismo (junto à ponte) e que complementa o tributo à água.
– “Medusas”: A peça é um conjunto de componentes de um todo,que representa poeticamente seres imaginários que habitam o Rio Águeda. Os materiais utilizados estão simbolicamente ligados à cidade e ao seu rio: rodas de bicicleta, bacias e cordas relacionadas com as lavadeiras e tubos de metal da indústria que, transformados em carrilhões, reproduzem a atividade musical do concelho, evocando memórias de um passado não tão distante.

São várias as propostas que trazem à tona o mesmo sentimento de reverência por este bem precioso. O Município de Águeda convida todos os munícipes a conhecer e visitar estas iniciativas.