Serviços cloud.

O setor industrial da região de Aveiro é o mais representativo na adoção de serviços cloud em Portugal no que toca a Pequenas e Médias empresas (PME).

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Informação retirada do ‘II Observatório da Cloud e das PME 2025’ realizado pela Jotelulu, uma plataforma de soluções cloud para empresas de Tecnologias de Informação (TI) que analisou cerca de 500 empresas utilizadoras entre maio de 2022 e dezembro de 2024.

A região de Aveiro representa 6,1% das PME em Portugal que aderiram a serviços cloud. A liderar esta lista está Lisboa, que representa 25%, seguida de Porto (19%) e Leiria (8,1%).

Os dados das empresas inquiridas permitiram concluir “que há uma tendência crescente de investimento em cloud, com destaque para o setor da indústria (37%), seguido da imobiliária/construção (19%)”.

Em 17 setores de atividade analisados, o estudo mostra, contudo. que os que mais adotaram serviços cloud são o comércio (24%), gestão administrativa (16%) e a indústria (13%).

A Jotelulu, que está vocacionada para PME, inquiriu mais de 120 gestores (CTO e CEO) de empresas de TI em Portugal sobre as necessidades dos seus clientes, mais de metade das empresas destaca a mobilidade (50,4%) e 36,6% refere que é a segurança do armazenamento dos dados. Já entre os principais obstáculos para adotar serviços na nuvem, estão os preços dos serviços (48%) e o medo da mudança (38,2%).

Os serviços mais contratados pelas empresas de Aveiro na plataforma Jotelulu são infraestrutura (28%), seguidos de armazenamento (26%). No panorama nacional, as PME apostaram, sobretudo, em soluções de infraestrutura (IaaS) para armazenamento de aplicações críticas (49%), seguida de licenciamento e software (25%), seguido de soluções de armazenamento (22,5%).

Discurso direto

“As PME portuguesas estão a acelerar a transformação digital a um ritmo nunca antes visto, mas há desafios a enfrentar, pelo menos, no futuro próximo. A mentalidade tem vindo a mudar porque as soluções tecnológicas têm acompanhado a realidade das empresas mais pequenas que procuram opções mais acessíveis e indicadas à dimensão das mesmas” – David Amorín, CEO da Jotelulu.

Em 2024, as soluções de infraestrutura (servidores e desktops remotos) e ferramentas de armazenamento “tiveram elevada procura, confirmando a tendência da digitalização do setor empresarial português e a preocupação com a cibersegurança e proteção de dados e sistemas”, embora o “o nível penetração” da cloud nas PME seja considerado, ainda, baixo.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.