Incubadora da UA.

A ‘Universidade de Aveiro Incubator’ afirma-se “como uma Unidade de Negócio essencial na cadeia de valor” do Parque de Ciência e Inovação (PCI) – Creative Science Park Aveiro Region, estando “dedicada a impulsionar a criação, desenvolvimento e crescimento sustentável de novas empresas de base tecnológica e digital”.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Palavras de Adriana Costa, diretora da ‘Universidade de Aveiro Incubator’, citadas na última edição da newsletter do Parque de Ciência e Inovação (PCI), a propósito da recente apresentação da “visão estratégica” para o período 2025-2030.

“Integrada numa dinâmica orientada para o futuro”, a incubadora da universidade “transforma ideias geradas”, nas mais diversas áreas, pela Unidade de Negócio Inteligência Criativa “em negócios tecnologicamente viáveis, sustentáveis e de alto impacto”.

Para isso, conta com o suporte de outras infraestruturas disponíveis, como o Tech Lab – Digital Factory, preparando as soluções para a fase seguinte de ‘aceleração’, tendo em vista a passagem à prática.

O foco da incubadora “está em start-up’s que operam com tecnologias emergentes e digitais”, nomeadamente inteligência artificial, deep tech, indústria 5.0, bioengenharia, realidade aumentada, dados espaciais, cibersegurança ou energias limpas, trabalhando “em articulação com o meio académico e científico” para dar “resposta direta aos desafios socioeconómicos e ambientais da região de Aveiro.”

Durante o processo de incubação, os empreendedores têm acesso a programas de capacitação avançada e apoio técnico especializado em áreas estratégicas como inovação aberta, modelos de negócio digitais, marketing de impacto, internacionalização e captação de investimento orientado para sustentabilidade e transição verde.

Beneficiam ainda do acesso privilegiado às infraestruturas tecnológicas de ponta do PCI e uma rede nacional e internacional de mentores, investigadores e parceiros tecnológicos.

A “visão” do PCI é “posicionar-se como uma referência nacional e internacional no apoio à inovação sustentável e ao empreendedorismo científico e tecnológico, promovendo a transição para uma economia baseada no conhecimento, no digital e na regeneração, contribuindo de forma ativa e contínua para o desenvolvimento inteligente da região de Aveiro e do país”.

Artigo relacionado

PCI: Compromisso com a criatividade e a inovação para a sustentabilidade

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.