
A Transportadora J.Amaral (TJA), com sede em Estarreja, integra mais um projeto “pioneiro de eletrificação” no sector do transporte de mercadorias, desta vez com a GALP.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
A empresa, uma das maiores do ramo em Portugal, está a utilizar nos seus serviços camiões MAN 100% elétricos e carregadores Siemens integrados através das soluções de gestão de energia da Galp.
O primeiro carregador elétrico de pesados com 400 kW de potência instalado em Portugal está localizado na base operacional da TJA, em Estarreja.
Segundo um comunicado, a empresa efetua a primeira rota de transporte pesado 100% elétrica em Portugal, numa operação logística contínua envolvendo dois camiões MAN de última geração 100% elétricos e carregadores ultrarrápidos da Siemens, ligados pelas soluções integradas de gestão de energia da Galp.
Os ‘pesados’ em causa possuem 500 km de autonomia, prestando serviços ao grupo Simoldes (transporte de peças automóveis entre a sua fábrica em Oliveira de Azeméis e a Stellantis, sediada em Mangualde).
A Galp refere que é a fornecedora da solução de carregamento, integrando pela primeira vez em Portugal um carregador de veículos pesados com 400 kW de potência.
Desenvolvido pela Siemens em Corroios, este tipo de carregador ultrarrápido instalado na TJA em Estarreja permite carregar (20%-100%) a bateria de um camião elétrico em cerca de 60 minutos.
Discurso direto
“Sentimos que estamos a dar um contributo importante para uma transição limpa no nosso setor de atividade.Este projeto representa mais do que uma renovação de frota, é um compromisso firme com o futuro e com a sustentabilidade do setor logístico que foi possível graças ao impulso do nosso cliente, a Simoldes, e ao apoio dos nossos parceiros, Galp e MAN” – João Miguel Amaral, administrador da TJA.
» A operação de 24 horas é realizada com recurso a dois camiões elétricos em conjunto com dois semirreboques, em que o planeamento dos carregamentos é otimizado para máxima rentabilidade da operação. O acompanhamento e a gestão otimizada de toda a operação de carregamento é feita através da plataforma digital Galp;
» O transporte rodoviário de mercadorias é responsável por cerca de 9% das emissões globais de CO2, a maioria das quais provenientes de camiões de transporte médios e pesados;
» A Galp afirma-se como “referência” na Península Ibérica no fornecimento de soluções de baixo carbono sendo a eletrificação uma das vias possíveis em desenvolvimento no transporte pesado de mercadorias.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.