BIKiNNOV.

O BIKiNNOV – Bike Value Innovation Center Association, que gere o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) do sector das duas rodas e mobilidade suava em Águeda, aderiu à Rede GAPI – Gabinetes de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial.

Trata-se de “um passo decisivo para apoiar empresas, investigadores e instituições na valorização e proteção da inovação no setor das duas rodas”, refere um comunicado da associação.

A assinatura do protocolo formalizou “a criação de um gabinete dentro do CTI, que terá como missão promover e divulgar o sistema de propriedade industrial junto de empresas, empreendedores, investigadores e instituições de ensino, bem como apoiar em processos de registo de patentes, marcas e design, realizar pesquisas ao estado da técnica e facilitar a ligação com o INPI”.

A adesão do BIKiNNOV permite ao setor das duas rodas passar a contar com um GAPI “dedicado, reforçando a capacidade nacional de promover a inovação protegida, competitiva e sustentável.”

O acordo enquadra-se no âmbito do INOVC+, “um programa estratégico para a Região Centro que consiste na implementação e consolidação de um Ecossistema de Inovação para a Transferência de Conhecimento e Tecnologia”.

A rede de 23 parceiros pretende potenciar a valorizar “e a transferência de conhecimento e de resultados” de investigação e desenvolvimento para a economia regional.

O projeto tem uma duração de 30 meses e um investimento total elegível de cerca de 4,1 milhões, cofinanciado a 85% pelo CENTRO2030, Portugal 2030 e pela União Europeia.

O BIKiNNOV acolheu recentemente o encontro ‘Inovar sobre Rodas: Propriedade Industrial ao Serviço da Mobilidade’ organizada para “sensibilizar e capacitar o setor para a relevância estratégica da propriedade industrial enquanto motor de valorização do conhecimento e da inovação tecnológica.”

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).