
Beira-Mar e Gouveia empataram, este domingo, 1-1 em partida a contar para a 13ª jornada do Campeonato de Portugal (série B).
Os visitantes, que eliminaram a formação de Aveiro para a Taça de Portugal nas grandes penalidades (única vitória temporada), são últimos classificados com apenas dois pontos.
Já o Beira-Mar somou o quarto jogo sem ganhar, seguindo agora em 9º lugar (16 pontos), a dois do Vila Real, que é a primeira equipa na ‘linha de água’.
Com o treinador principal Fabeta a cumprir um jogo de castigo, a equipa da casa foi orientada pelo adjunto Henrique Martins. O onze titular apresentou-se com três alterações em relação ao jogo disputado em Lamas (derrota por 2-1): João Sá, sub 19, Pedro Pinto e Pietro Romano ocuparam as vagas de Didi (suplente), Kipanda (lesionado) e Tiago Melo (um jogo de castigo pelo quinto cartão amarelo).
Ficha do jogo via Zerozero.pt ou FPF.
Ao intervalo, o nulo beneficiava os forasteiros que praticamente abdicaram de atacar em detrimento da segurança defensiva. Apesar de alguns ‘deslizes’ iniciais, a estratégia resultou.
Os locais assumiram a condução do jogo e dispuseram de duas oportunidades para chegar ao descanso com a ‘vida bem encaminhada’. Um cruzamento de Diogo Sancho da direita para a zona do ponta de lança foi bem intercetado por um central e depois dois remates seguidos de Pietro Romano (o primeiro ao lado e o segundo afastado para canto com uma boa defesa do guarda-redes).
A segunda parte começou com um ‘balde água fria’ lançado aos adeptos aurinegros, num ambiente já invernoso. André Alves desviou para canto uma ‘investida’ perigosa para a pequena área e na sequência do canto, Miguel Fernandes cabeceou sem oposição para o fundo da baliza de Madureira. Primeira oportunidade, plena de eficácia.
Os avançados aveirenses Didi e Muacir foram colocados em jogo para inverter ‘o rumo dos acontecimentos’. Didi não tardou a mostrar serviço. Logo no primeiro remate, a bola embateu num adversário na área e o árbitro assinalou grande penalidade. O ponta de lança foi chamado a converter o ‘castigo máximo e não desperdiçou (4º golo na prova).
Com a equipa da casa ‘balanceada’ em busca da reviravolta, o Gouveia, de quando em vez, explorava as transições. Num dos poucos lances perigosos dos forasteiros, valeu Madureira (remate de Rodrigo Figueiredo).
Apesar de ter maior caudal ofensivo, os sucessivos ataques do Beira-Mar tardavam em alcançar o efeito desejado, que era o golo. Diogo Pereira entrou em campo para reforçar, ainda mais, o ataque.
Perto do tempo regulamentar, Chiristian Okua fez uma defesa no limite da linha de baliza após remate rasteiro de Pedra, cotando-se como um dos melhores do Gouveia.
Quanto às restantes equipas da região, o Anadia venceu por 2-1 na receção ao Vila Meã, somando a terceira vitória seguida (é 11º classificado com 14 pontos). Lamas e Florgrade perderam. Os primeiros no reduto do Salgueiros (1-0) e os segundos em casa do líder Rebordosa, também pela margem mínima.
Resultados e classificação via Zerozero.pt e FPF.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).






